Make your own free website on Tripod.com


voltar

Defender a sua integridade é preservar a sua dignidade

O primeiro e último adversário de um verdadeiro guerreiro é o seu próprio Ego

 

 

6. BUGEIKAN

 

Este estilo foi fundado por Seite-ku Higa, um mestre que muito influenciou outros estilos em Okinawa. Mestre Higa começou a aprender artes marciais aos 5 anos de idade treinando o sistema Tomri-te de Kokan Oyodomari. Aos 12 continuou treinando com Sake Kishimoto. Em 1940 junto com o mestre Kanken Toyama fez uma apresentação em Kawasaki. Em 1943 adquiriu de Kishimoto a autorização de ensinar karate (Titulo de Shihan) e começou a lecionar na ilha de Sabang karate e kobudo. Em 1947 voltou para Okinawa onde recebeu da Associação Japonesa de Karate o 7. Dan.

Em 1948 abriu Kikuchi, na prefeitura de Kumamoto seu Dôjo. Em 1951 fundou em Gibo (Shuri) o dôjo Bugeigkan. Em 1956 começou a treinar e aprender o Yamani-Bujutsu sob a tutela do mestre Chinen e quatro anos mais tarde dele recebeu o titulo de Shihan.

Em 1961, com a ajuda da prefeitura de Okinawa, fundou a Associação Okinawa de Kobudo e no mesmo ano teve a oportunidade de aprender o sistema Motobu Ryu com Seikichi Uehara. Em 1968 mudou o nome de seu estilo e de seu Dôjo para Bugeikan.

No sistema Bugeikan se treinam katas de diferentes estilos e linhas. Os golpes e chutes são iguais ao sistema Motobu Ryu. Adicionalmente ás técnicas de golpes também se treina o controle do Chi (Qi).

As Katas treinadas são: Pinan katas, Sochin, Jitte, Niseshi, Chinto, Passai Daí e Sho e Shu, Jion, Anaku, Kusanku (dos sistema de Takemura), Sesan, Gojushiho, Moto-te Sanchin, Jichin, Rufua, Nidanbu daí, Sanpabu Ichi, etc.

As katas com aramas são:Ho, Suji no Kun, Sunaki no Kun Daí e Sho, Sakugawa no Kun, Ufugushiko no Ho, Tonfua no Kata, Sai Daí, Sai Sho, Nunchaku Daí e Sho.

As armas ensinadas são: Katana, Naginata, Yari, Kama, Jô, Nijo Tanbo, Tanto, Sai, Shurichin.

Os ensinamentos também envolvem várias técnicas de TI onde se pressiona pontos nervais e técnicas de jogar e meditação.