Make your own free website on Tripod.com


voltar

Defender a sua integridade é preservar a sua dignidade

O primeiro e último adversário de um verdadeiro guerreiro é o seu próprio Ego

 

5. UECHI RYU

 

As raízes deste estilo se encontram no sul da China e foi fundado por Kanabun Uechi (1877-1948) (natural de Okinawa), que o desenvolveu do estilo KUNG FU PAMGAI NOON (semiforte, semi-suave) que aprendeu de seu mestre chinês Chou-tsu Ho (em okinawesa = Shu Shi Wa).

O estilo imita os movimentos do Tigre, Garça e Dragão.

O filho de Kanubuns, Kanei Uechi (1911-1991) nomeou o estilo em homenagem a seu pai de ‘UECHI RYU’.

Uechi adicionou às técnicas e katas trazidas por seu pai da China (a Sanchin, A Seisan e a Sanseiryu) cinco katas a mais, as assim chamadas katas intermediarias e katas de treinamento com parceiros.

Depois da morte de Kanei, a organização se desfez em várias sub organizações. A maior delas é a „Okinawa Karate Do Kyokai" (Kyokai=Federação), cujo presidente é Tsutomu Nakahodo. E um grupo menor se uniu sob a direção do filho de Kanei, sensei Kamei Uechi.

O estilo Ueshi Ryu está espalhado pelo mundo inteiro e é lecionado em vários continentes e paises.

As características deste estilo são:

Uma postura firme e pequena, a sanchin, com técnicas de bloqueios circulares com conseqüente pegas para controlar o adversário. Raramente se utiliza a mão fechada. Os chutes são baixos se usando nos ataques as pontas dos dedos da mão como do pé, técnicas de agarrar e as mão.

Uma parte fundamental do treinamento é o endurecimento do corpo para possibilitar a execução de golpes forte. E fora deste treino duro também tem uma componente mental e ética bem acentuada.