Make your own free website on Tripod.com

Arco composto

O que eu deveria saber sobre o arco composto
O que tenho que saber antes de comprar o meu primeiro arco Estabilizadores Roldanas Laminas
O Punho Como atirar certo Atirar no vale ou no martelo O Tiller A torção do arco
         

 

 

Os arcos compostos foram desenvolvidos nas décadas de 70 e inicialmente usados nos USA para caça.

O marcante nos arcos composto são as roldanas que tem como função diminuir a pressão quando o arco é puxado até sua puxada final. Isso quer dizer, que quando se puxa um arco composto, primeiro se tem que superar a potência do arco, e depois a puxada fica leve sem o arco perder potência. Isso se dá pelo fato das roldanas serem concêntricas assim reduzindo a força necessária para puxar uma determinada potência.

 

Como escolher seu arco

 

Existem basicamente dois tipos de arcos:

O arco refelx

E o arco deflex.

 

arco deflex

arco reflex

 

O arco deflex tem a forma de um D.

As vantagens de tal forma de arco é que os arcos deflex perdoam mais e são em regra mais calmos de se atirar. Eles são também mais fáceis de serem ajustados e em regra são mais precisos.

As desvantagens é que em regra eles são mais lentos isso afetando a velocidade da flecha. quanto mais veloz uma flecha for menos ela é influenciada pelo vento e menor é a sua parábola, isso a torna mais certeira.

 

O arco reflex tem a forma de um R.

As vantagens desta forma é que ela torna o arco mais veloz. Inicialmente se construía os arcos reflex especialmente para a caça, onde velocidade era mais importante do que precisão. Com o desenvolvimento da tecnologia (o material do punho do arco), os arcos reflex foram ficando cada vez mais calmos e mais certeiros sem perder sua velocidade. isso lhes deu uma grande vantagem sobre os modelos reflex, que acabaram sendo usados principalmente para iniciantes.

 

Mas, a tecnologia não para, e assim, recentemente se desenvolveu arcos rápidos e refelx, isso devido a evolução na construção das laminas do arco composto. Atualmente se usa fibra de vidro ou carbono para fazer as laminas. O carbona deas laminas é 26 vezes mais denso do que carbono comum. esta técnica possibilitou fazer arcos deflex muito rápidos e mesmo assim muito certeiros e que perdoa bastante erros minúsculos.

 

Em regra se diz, quanto mais rápido um arco for mais difícil é atirar bem com ele, porque antigamente os arcos rápidos não perdoavam o menor erro. Atualmente as coisas mudaram. Os dois mais recentes arcos da Mathews (que mantém a maioria dos recordes mundiais) e da Merlin, que mantém os recordes femininos mundiais, são arcos deflex com a mesma velocidade que um reflex.

 

Portanto, se o arco for reflex ou deflex, não faz a menor diferença para quem participa em competições FITA. A escolha será finalmente na aparência do arco. Já para quem gosta de caçar se recomenda usar arcos reflex porque eles são em regra menores e mais velozes.

 

existem vários excelentes produtores de arcos que nem:

Hoyt

Martin

Mathews

Merlin

Browning

Bowtec

PSE

 

eu pessoalmente acho os arcos da Merlin um show: http://www.merlin-bows.co.uk/

 

 

Outro ponto importante de se considerar num arco são as roldanas:

 

Existem praticamente dois tipos principais de roldanas.

As Weel (rodas) mais encontradas em arcos tipo target (tiro ao alvo)

e as

Cams mais comumente encontradas em arcos de caça:

O single cam (monocam)

E o double cam.

 

As roldanas tem o que chamamos de martelo (stopper). E uma construção nas roldanas que impedem o arqueiro puxar alem de um determinado momento. Cada arqueiro pode ajustar o martelo para a sua puxada final. é uma ajuda e tanto, porque o martelo impede que o arqueiro puxe alem da puxada ajustado para a mira e para o spine (dureza) das flechas.

Nos arcos escolas ou arcos de caça mais simples, e mesmo para iniciante, o martelo costuma ser muito pequeno ou não existente exatamente para não atrapalhar o arqueiro. Mas nos arcos mais profissionais de competição, quanto mais nítido for o martelo melhor será o tiro.

 

Os arcos com roldanastipo single cam, tem somente o martelo em uma de suas roldanas, enquanto que a outra é totalmente redonda. Estes arcos são mais fáceis de serem ajustados porque só se tem que ajustar uma roldana. O arco costuma ser um pouco mais rápido mas em troca é um pouco mais nervoso no tiro.

 

Os arcos com roldanas tipo double cam, tem o martelo em ambas as roldanas. isso os torna um pouco mais perdoáveis no tiro mas, pelo fato de terem dois martelos este tipo de arco exige mais tuning (ajuste) já que ambas ar roldanas tem que se movimentar sincronicamente. Se as roldanas estiverem desajustadas elas não irão se movimentar igualmente, isso quer dizer que o martelo de uma roldana irá atingir a corda antes do que a outro i isso é ruim par o tiro.

 

Atualmente com os avanços da tecnologia se produzem roldanas que possuem exatamente as vantagens de ambas as roldanas acima descritas.

 

Fora desta classificação bem abrangente existem vários tipos de roldanas que nem soft cam, e assim por diante. também cada produtor tem seus patentes e suas variações. Mas basicamente as roldanas se reduzem a estes dois tipos acima descritos.

 

O que vai determinar finalmente o tipo de arco que você vai escolher será a aparência do arco. Também seria bom você atirar com um arco similar. E isso é possível numa associação conversando com os outros arqueiros colegas.

 

 

 

O let off

 

O let off, é a redução de peso em cima da corda, como já expliquei acima. Normalmente para arcos de competição FITA o Let Off é de 65 % em média. A potência máxima permitida é de 60 libras.

Já nos arcos de caça o let off chega a ser até de 80% sendo que não existe limite de potência, sendo assim que facilmente se pode ver arco de 70 a 80 libras de potência.

 

Quanto maior for o let off do arco mais impreciso ele fica, portanto em regra se usa 65% a 70 % de let off.

 

 

A potência do Arco

 

 

Para determinar a potência do arco você deveria pegar o arco e sentado puxá-lo. é muito comum, devido ao fato de o arco composto ter o let off, muitos arqueiros se gabam e deixados se enganar pela vaidade acabam começando a atirar com um arco pesado demais, e isso é péssimo, porque isso irá danificar irreversivelmente os ombros.

 

Para determinar a sua força real temos dois teste:

1. Você puxa o arco sentado. Desta forma você não irá usar a sua musculatura das costas. A potência que você conseguir puxar sem fazer careta será a certa para você começar. Normalmente os arcos compostos vem com a possibilidade de variara a potência do arco em 15 libras para cima ou para baixo, apertando as laminas do arco ou afrouxando. Normalmente um adulto masculino compra um arco que tem uma potencia que varia de 45 a 60 libras. e deveria começar com 45 libras, aumentando gradativamente a potencia ao decorrer do tempo. 45 libras é suficiente par acertar um alvo a 90 metros de distância.

No caso de uma adulto feminino se pega normalmente um arco que vaia de 30 a 45 libras, pois 42 libras pé mais do que suficiente para acertar o alvo de 70 metros (distância máxima no feminino). O mesmo vale para juvenil e cadete. No caso de arco escola eles não deveriam ultrapassar as 35 libras.

 

2. O segundo método é o que eu prefiro.

Você se posiciona que nem nas técnicas de recurvo, com a cabeça ereta olhando para o lado. Agora sem mover a cabeça, você levanta o arco que nem faz com o recurvo e mantendo a mira perto do alvo você puxa a corda devagar. A potência certa seria a potência com a qual você conseguisse puxar a corda sem fazer careta ou torcer o corpo. desta forma você irá preserva os seus ombros e a sua saúde.

 

 

http://www.archerysociety.org/compoundbowsA.html