Make your own free website on Tripod.com

voltar

Observando a postura de tiro pode-se determinar o caráter do arqueiro

"ditado Coreano"

A concentração durante o tiro

Olhar nas páginas do site da ATARY

 

Exercício de concentração

Estes exercícios visam treinar a sua mente e aumentar a sua capacidade em focussar e concentrar as suas energias em um só pensamento. A nossa mente é que nem um macaco que fica a hora toda pulando de galho em galho, de um pensamento para o um outro sem dar sossego. Para poder trabalhar magicamente e visualizar, temos que ser capazes de conseguir concentrar por um determinado tempo, toda a nossa atenção em um só pensamento, visualização ou objetivo. Só assim conseguiremos alimentar a visualização com suficiente energia para que se tornar realidade.

Se você quiser absorver energias para tratar uma pessoa (durante uma massagem ou tratamento de Do Ing ou Shiatsu), se proteger adequadamente ou simplesmente fazer uma meditação ou relaxamento, você tem que ser capaz de eliminar todos os pensamentos fúteis que não tem nada a haver com o seu objetivo. Você terá que ser capaz de se concentrar numa só coisa (pensamento ou visualização).Você tem que ser capaz de manter a concentração independentemente do que estiver acontecendo aos seus arredores. Pensamentos seus ou alheios, barulho e distrações não devem afetar a sua concentração.

Para praticar este exercício você pega uma folha de papel branca. No meio dessa folha você desenha ou cola um ponto preto de uns dois a três centímetros de diâmetro. Você pendura ou cola a folha com o ponto preto numa parede, num lugar onde você não será perturbado a altura de seus olhos e se senta a uma distancia de 1 metro, de frente olhando o ponto preto. Sente-se confortavelmente sem encostar as costas. Desligue o celular, telefone ou qualquer outro aparelho que lhe possa perturbar.

Agora você começa a olhar e a se concentrar no ponto sem piscar os olhos. No começo será difícil, por mais que você tentar mais você irá piscar, como se seus olhos quisessem passar um trote em você. Mas não desista. Tente não piscar os olhos. Ao olhar o ponto, você se concentrar no ponto e tente somente pensar no ponto. Depois de ter focussando o ponto por um tempo, feixe os olhos e visualize-o.

Você tenta se concentrar somente no ponto preto, você não presta atenção a outros pensamentos, quaisquer que forem. Não tente bloquear tais pensamentos. Se você começar a bloquear os pensamentos você automaticamente estará dando atenção a tais, alimentando-os e dando-lhes importância. Deixe simplesmente os pensamentos passarem por sua mente como se fossem nuvens passageiras.

Quanto mais você treinar, melhor será sua concentração. No começo você irá pensar em mil e umas coisas, sendo incapaz de manter sua concentração fixada no ponto. Isso é normal. Cada vez que você começa a pensar em outras coisas, simplesmente volte a se concentrar de novo no ponto.

O seu ego não gosta que você faça tais exercícios. Ele vai tentar a todo custo desviar sua atenção.

O ego usa mil e uma desculpas e truques para impedir você a se concentrar. As desculpas vão desde pensamentos aparentemente importantíssimos até dor de cabeça, outras tarefas que têm que ser cumpridas ou algo que você esqueceu de fazer. Não se deixe trapacear por seu ego.

Em vez de usar um ponto preto (não use ponto colorido), você pode usar um mantra, uma reza ou um oró. Agora, eu acho, como primeiro exercício de concentração, o ponto preto é bem mais eficaz.