Make your own free website on Tripod.com

voltar

Observando a postura de tiro pode-se determinar o caráter do arqueiro

"ditado Coreano"

 

 

O arco coreano

 

 

um bom site em inglês onde se pode ver o material necessário para construir um arco tradicional coreano: http://www.hornbow.com/makebow3.html

Historicamente o povo coreano é considerado como descendente dos povos Hunos  (que nem Atila).

Traduzido do The Way of the Bow

© Thomas Duvernay, 1997

Re-printed with permission from
INSTINCTIVE ARCHER
MAGAZINE


desenho dooficial Frank Dadd R.I., 1901

A prática de tiro com arco na Coréia é provavelmente tão antiga como o próprio povo. Mesmo que outros países afirmam o mesmo para si, o arqueirismo faz ainda hoje parte da identificação nacional e cultural da Coréia. A Coréia sempre praticou esta arte  continuamente desde a pré-história. Mas antes de estudarmos a história do arco na coréia devemos analisar um pouco a língua coreana.

O alfabeto coreano (Hangul) é fonético e possui 24 letras (dez vogais e 14 consonantes). Ele foi implementado durante o reino do rei I Sejong em 1443 DC. Antes desse tempo a Coréia usava os caracteres chineses. A transcrição do coreano para os caracteres romanos são:

vogal

som

vogal

som

Ae

Ae

O(h)

Oh

A(h)

Ah

Oo

Oo

E

Ay

U

Uh

I

Ee

Eu

Eu

Para transcrever os consoantes para o alfabeto romano irei usar os seus valores fonéticos. Portanto irei usar a transcrição dos sons com exceção dos nomes já conhecidos e comuns. Eu espero que isso seja bem claro para você.

História

O arco foi uma parte vital na defesa coreana desde os mais remotos tempos até o séc 19. foi durante o período dos três reinados que terminou em 668 DC (com o reinado de Silla derrotando os reinados de Baekje e Koguryo, assim unificando o país) que o arco foi instituido no país. Ao longo do processo de unificação, Silla tinha soldados jovens de elite, chamados Hwarang (cavaleiros de flor). Eles eram treinados tanto na arte militar como nas letras e tinham cinco regras principais:

  1. Lealdade ao monarca

  2. Amor pelos parentes

  3. Amizade entre amigos

  4. Nunca recuar na guerra

  5. Repudiar matança desnecessária

A cidade em que vivi na Coréia, Kyongju, foi a capital do reinado de Silla. Nos arredores da cidade existe uma estátua com um Hwarang cavalgando puxando um arco. Nos arredores fica o centro educacional Hwarang que é o local onde a juventude intelectual e elite esportiva do país é treinada. A minha esposa durante o segundo grau, era treinada em tal lugar como uma moderna Hwarang. (Arqueólogos descobriram que existe sérios índices de que o local onde o espaço Kyongju da universidade Dong Guk  foi outrora o local original de treinamentos dos velhos Hwarang.)

Estátua de um Hwarang nos arredores do portal Kyongju

Depois do período dos três reinos, Silla gradualmente afastou do território coreano as forças chinesas de Tang. Originalmente as forças de Tang ajudaram Silla derrotar os seus dois outros contraentes. Mas como a vida é, tudo se desgasta e em 735 DC as forças Tang desistiram e se mandaram.

O próximo evento significante na história da Coréia onde o arco tem um papel importante foi durante a invasão japonesa por Hideyoshi nos fins do séc 16. Mesmo esta guerra ter sido devastadora para ambos os países, a Coréia consegui repelir os invasores. Sendo que durante a guerra os arqueiros coreanos dizimaram os invasores com saraivadas de flechas à longa distancia.

Provavelmente o último uso do arco como arma de guerra pelas forças coreanas foi no fim do séc 19. Nessa época eles estava se defendendo contra invasões de povos do hemisfério leste (em especial os USA e a França). em 1866 , OS USA tentou quebrar a resistência coreana mandando o navio de guerra ‘General Sherman’. O navio foi atacado e botado em fogo. Depois de um massacre contra católicos, a França mandou um esquadrão para Kanghwado. Estes também foram derrotados, mas em fim, a porta para a coréia foi aberta, mas com muita luta e suor.

Atualmente a Coréia é a maior potencia de arqueiros e acolhe o maior número de recordes olímpicos e mundiais na modalidade tiro com arco. A razão por tanto sucesso é por uma razão filosófica e por causa do treino árduo, e também porque os melhores arqueiros na Coréia recebem por seus sucessos muito dinheiro e reputação.  Os melhores arqueiro passam os dias treinando arduamente.

  
 

Começando desde o começo

A foram mais fácil de eu introduzir ao leitor a arte de trio tradicional com o arco é fazer de conta que o leitor esteja participando da primeira aula. Eu vou relatar o que acontece desde o primeiro passo até a participação primeira competição. Primeiro você vai aprender algumas terminologias. Eu irei usar o alfabeto latim para os termos coreanos e os explicarei brevemente. Eu não irei em detalhe ou listar termos que não são relevantes neste caso.

termos gerais

termos do arco

acessórios

arqueirismo: GOONG DO
clube de:JUNG (SA JUNG)
alvo: GWA NYUK
atirar em linha: SA DAE
finalização perfeita: MOLGI
pessoa finalizando perfeitamente: JUB JANG

arqueiro: GOONGSA
arco de chifre:GAHKGOONG (HWAL)
protetor (pontas) do arco:  GOONG DAE

corda: GOONG HYUN
arco não armado: BU RIN HWAL
arco armado: UNJEUN HWAL
empunhedeira: JOOM TONG
SIYAH:  SAHM SAHM

empenador: SHI JANG
arco de bambo: JOOK SHI (HWASAL)

empenador:  GEET
a flecha:  SHI NU DAE
noque:  OH NEUI

protetor de dedo:  GAHKJI
aljava:  JUN TONG
BRACE RING:   SAM JI GGEUN
SAJUNG bandeira:  SA JUNG GI
trazer a flecha de volta:  SAL NAL
bandeira do juiz:   HOIK JUNG

existem muitos mais termos, mas estes são os básicos.

Agora que você faz parte do clube e aprendeu alguns dos termos básicos, é hora de começar a treinar. Eu irei adicionar algumas novas palavras e ditados coreanos. Um arqueiro iniciante é chamado de shin sa, e isso significa que você ainda não irá começara  a atirar. Você irá primeiro usar um arco moderno para aprender. Segure firmemente o arco mas não rigidamente. Segure o arco como se segurasse um ovo. Os dedos pequeno, do meio e anular envolvem o arco. O dedo indicador segura o arco um pouco mais firme e o dedão é posicionado na parte superior do punho e ambos os dedos se tocam sem deixar espaço entre eles. 

 

pronto para puxar o arco armado soltar a flecha está a caminho

Depois você deveria aprender com puxar uma corda da forma certa. Para iniciantes você irá a puxar a corda com três dedos porque é mais fácil do que o estilo clássico. Você puxa a corda e segura por 5 segundos. Depois disso  volta devagar a corda ao seu ponto inicial sem soltar a corda. Olhe as pontas do arco para ter certeza que a corda está bem posicionada e se a corda está centralizada. Se não, então fique treinando. Este treino você faz por alguns dias e de preferência sob a tutela de uma arqueiro experiente. A mão com a qual você segura o arco deveria estar empurrando levemente como se você estivesse empurrando uma montanha; e a mão que deveria estar puxando a corda como se estivesse puxando o rabo de um tigre.

O arco deveria ser empurrado com a parte do dedão da palma da mão com a pressão mantida igualmente pelo braço inteiro desde o punho até o ombro.

Se o arco for segurado de tal forma que o punho dobre para trás, a pressão não será distribuída igualmente pelo braço inteiro. Esta postura incorreta do braço faz com que a flecha erre o alvo. Em tal caso o arco tem que ser segurado de novo (se repete o procedimento de segurar o arco). As juntas do dedo anular deveriam ser empurradas em direção ao alvo. O braço deveria estar reto, com a parte interna do cotovelo perpendicular ao chão. Somente quando você for capaz de puxar a corda e depois relaxar sem problemas é que você está pronto para atira com flechas. 

O alvo é usualmente feito de um pedaço longo de bambo (20 pés). A ele se prende uma corda longa ao qual se prende uma flecha velha atreves de um buraco feito em sua ponta. Você tem que manter uma posição correta e puxar a corda da forma correta. Seus pés devem esta posicionados às 2 horas (ou 10 horas se for canhoto). E a posição quando for atirar nunca deveria ser de forma de T ou V e o peso de seu corpo deveria estar igualmente distribuído entre os dois pés. O abdômen deveria estar firme. Se o seu abdômen não for endireitado e tencionado ele causará falta de equilíbrio por causa do fato de seu traseiro ser puxado para trás. O seu abdômen pode ser corrigido com a postura certa e firme das pernas.


o alvo visto da linha de tiro ( Sa Dae).
E na pedra estão gravados caracteres chineses que dizem: não fales enquanto atiras.

A respiração correta é essencial. Inspire profundamente e depois a solte devagar até esvaziar os pulmões. Seu queixo deveria esta apontado par o seu ombro esquerdo (no caso dos destros e ao contrário no caso dos canhotos). Seu pescoço deveria estar o mais reto que possível. Agora você bota o anel do dedão com o qual você vai puxar a corda. Bota o dedão através da parte de fora do anel até atravessá-la e dobre-o até a parte mais pontuda estar apontando para o seu dedão.  Puxe a corda e bote o dedo indicador à volta do dedão.  Puxe a corda apoiada no anel. Bote o dedo indicador à volta do dedão como se fosse lançar uma moeda. Seja cuidadoso para mão apoiar o indicador em cima da unha do dedão. Eleve o braço que segura o arco está a altura do ombro. Seus olhos deveriam constantemente estar olhando o alvo á mesma altura que o noque inferior do arco. Sua boca deveria estar fechada e apoiada no ombro. Quando você puxar a corda você deveria empurrar o arco; primeiro puxe a corda e depois empurre o arco.

Esta técnica deveria ser praticada até funcionar fluidicamente. Quando puxar a corda até sua total extensão segure-a por uns 3 segundos. O ângulo que o arco é segurado depende do tipo de arco. Alguns arqueiros atiram com uma inclinação de 45 graus enquanto outros já preferem usara aposição mais perpendicular O ângulo pode ser ajustado individualmente Soltar a corda é feito simplesmente relaxando o dedo indicador e o dedão. Não puxe e solte bruscamente a corda. O movimento deveria ser lento e contínuo.

Agora você está pronto para praticar o tiro com a flecha com o fio por vários dias. (O fio segura a flecha  e evita que ela voe longe e obrigue você a ter que procurá-la).

Agora que você aprendeu a atirar a flecha com o fio chegou a hora de aprender a atirar uma flecha de verdade contra um alvo posicionado á uma distancia de 145 metros (158 jardas). Lembre algumas regras básicas:

  1. olhe o vento.

  2. mantenha a postura ereta

  3. respire pela barriga

  4. puxe devagar

  5. segure a corda por 3 segundos

  6. solte devagar.

Quando você começa a atirar, no estande de tiro você irá ler em letras chinesas "Jung Gahn" que significa literalmente "espaço certo, correto". Existem muitos significados para estes caracteres, o significado varia dependendo do contexto, mas em geral é interpretado como ter uma postura e uma mente reta, ereta. è uma crença na Coréia que a roupa faz a pessoa. Por isso em competições  os arqueiros são obrigados a vestirem roupas brancas.

Agora se prepara para atirar. Primeiro segure o arco. Como você está usando um arco moderno, segurá-lo não é difícil e pode ser feito igual ao segurar um arco recurvo ocidental. Com o arco feito de chifre é diferente.  Depois Você usa o protetor do arco como a aljava, amarrando-o em volta da cintura onde depois se prende as cinco flechas com as penas para cima.

Antes de atirar, os arqueiros coreanos costuma dizer "Hwal bae oom ni da," que significa "eu estou aprendendo a conhecer o arco." E se outros arqueiros estiverem presentes eles iriam responder"Mani ma chu sayo," que significa "acerte muitas flechas." Mesmo não estando ninguém presente sempre se deveria dizer estas duas frases.

Depois de um tempo de pratica você ira ter os seus primeiros sucessos. o primeiro é acertar o alvo. Quando um arqueiro acerta o alvo pela primeira vez, tal dia é um dia especial. Isso requer que você reverencie em direção do alvo e a próxima vez que você vier ao estande de tiro você deveria trazer bebidas para todos e celebrar. Já os próximos sucessos serão meramente elogiados. Agora quando você acertar todas as cinco flechas no alvo, aí você atinge um novo patamar  que é denominado de molgi. E o dia e hora deveria ser anotado e é necessário ter testemunhas e deveria reverenciar o alvo cada vez que fizer um molgi.

Agora você recebe um apelido que é conhecido como muho. Normalmente este apelido é dado aos iniciantes e normalmente significa algo fora do comum. Quando eu alcancei este nível me deram o muho de Chung Ho, que significa "lagoa azul", já que a minha cidade natal em  Michigan, é Great Lake State (o estado do grande lago). E deste dia em diante você será chamado por esse nome. Será feito uma cerimônia onde você receberá um diploma comemorando o seu sucesso.

Ranquing oficial

O arco tradicional coreano tem um ranking similar às artes marciais que nem o  taekwondo. É usado o sistema das faixas e dos dahn. E em competições especiais os arqueiros tentam subir de faixa (de Dahn). O primeiro dahn você recebe quando você atinge o alvo 25 vezes de 45 tiros. O próximo nível até o nono é: 28, 29, 30, 31, 33, 35, 37, e 39 acertos respectivamente e somente se pode conquistar duas faixas por ano. Cada faixa é denominado de  moogoonghwa (rosa de Sharon) e representado com uma flor pintada no arco do arqueiro. quando um arqueiro atinge o 5 dahn o próximo patamar é atingido. Este nível é conhecido por Myong Goong, ou "nome do arqueiro famoso". A este nível se é feito mais uma cerimônia para o arqueiro e o seu nome é registrado no registro nacional.


a área de tiro

 

As competições

As competições se dividem em individual e time. Em alguma competições somente quem tive um dahn pode participar, já em outras está abeto para todos. As competições estão divididas em cidades, províncias e clubes. Em competições de cidades 7 arqueiros irão representar a cidade. Em competições entre províncias cada qual é representada pelos 5 melhores arqueiros. Entre os clubes os cinco melhores irão representá-lo. Nós aqui iremos descrever as competições entre clubes.  Somente em competições entre clubes que são autorizado o uso de arco modernos feitos com fibra de vidro e flechas de carbono. Nas competições a nível de cidade ou província somente se pode usar arcos de chifre com flechas de bambo.

Antes de cada competição se absolve várias cerimônias.  Antes de começar a competição vária tiros são atirados. A primeira é a reverencia À bandeira da pátria.

Depois, as regras do arco tradicional coreano são lidas e várias pessoas fazem um curto discurso. Isso dura aproximadamente uns 25 minutos. Somente depois é que se começa a competição.

Primeiro se tem as competições individuais que é dividido entre feminino e masculino sem diferença nas regras. Nesta fase os arqueiros são selecionados para atirarem em grupos que são chamados de dae. Cada dae atira três soon (vezes) cinco flechas, num total de 15 flechas. Em caso de empate, terá os tiros de desempate. em competições de time os melhores cinco arqueiros de cada clube ou escola irão atirar cada um uma rodada de 5 flechas. As quartas de finais envolve 8 escolas, as semifinais 4 e as finais 2 escolas.

Depois das competições que duram várias horas vêm as cerimônias de encerramento. No caso de competições tradicionais, os arqueiros na Coréia preferem mais honrarias e louvor do que dinheiro como recompensa.

Agora seria uma boa oportunidade de explicar um pouco dos hábitos coreanos, tanto específico para os arqueiros como em geral. Coréia é um país com estruturas bem ordenadas que provem da era de Confúcio e você irá notar que muitos hábitos comuns no ocidente não valem para a Ásia e o mesmo vale ao contrário. Vamos dar uma olhada nos costumes coreanos: 

  • Nunca aponte com o indicador para alguém, use sua palma da mão similar ao acenar.

  • Não beba diretamente de uma garrafa, use sempre um copo

  • Não lambe seus dedos durante uma refeição 

  • Nunca receba ou déia algo somente usando uma mão, sempre use ambas.

  • Se levante quando pessoas mais velhas ou superiores entrarem na sala

  • Sirva a bebida para outros e espere o outro servir a sua bebida com ambas as mãos

  • Quando terminando a festa tente pegar a conta se for possível (já que todos irão tentar pegá-la também)

 

Os costumes acima mencionados são somente alguns entre muitos. E assim existem alguns que você irá encontrar no arqueirismo coreano. O arqueirismo tradicional coreano foi fundado em cima dos valores tradicionais muito parecido aos valores dos Hwarang da dinastia Silla. Portanto existem 9 regras principais:

  1. In Ae Duk Haeng
    seja um modele de virtude e amor

  2. Sung Shil Gyum Sohn
    aja com modéstia e honestidade

  3. Ja Joong Jul Jo
    você deve proteger sua integridade com ações modestas

  4. Ye Eui Um Soo
    seja cordial

  5. Yum Jik Gwa Gahm
    em posição com poder aja com integridade e bravura

  6. Sub Sa Moo Un
    não fale enquanto outros estão tirando

  7. Jung Shim Jung Gi
    tenha uma mente ereta e um corpo ereto

  8. Bool Won Seung Ja
    não inveje quem ganha

  9. Mahk Mahn Tah Goong
    não toque o arco de uma outra pessoa