Make your own free website on Tripod.com

voltar

Observando a postura de tiro pode-se determinar o caráter do arqueiro

"ditado Coreano"

 

A escolha certa do seu material, algumas dicas.

 

A melhor forma de escolher o eu material é perguntar a um arqueiro mais experiente por dicas. para quem participa da escolinha ou é sócio de uma associação competente isso acontece ao correr do tempo conforme o atleta vai se evoluindo.

 

Como ...

 

Escolhe as suas flechas
Monte o seu set de flechas
Faça a sua corda
Monte o peep no arco composto
Acerte o arco
Ajuste a mira

 

Escolhe o seu arco

 

É sua a escolha entra um recurvo, composto ou instintivo que nem o long bow ou até um arco tradicional coreano ou húngaro, ou mesmo o kyudo (arco japonês).
Seria aconselhável atirar com pelo menos o arco recurvo e o arco composto para poder depois decidir qual arco comprar.
A forma mais tradicional de todas é o arco instintivo, cujo tipi irá variar conforme a região:

Europa do norte: arco longo que chega a medir até 1 metro e 90 cm.

Japão: o kyudo.

Coréia: o arco recurvo curto (50 polegadas).

Turquia e países árabes: arco recurvo composito (feito de mais de um material).

Hungria: arco recurvo  curto típico para quem atira de cima de um cavalo.

Índios dos USA: arco chato.

Nativos do sul da África; arco longo de vários tamanhos.

Arcos modernos de caça: recurvos com janela, longos com janela. Os arcos recurvos são feitos dos mais diversos materiais e chegam a ter formas bem interessantes.

Depois temos o arco recurvo com mira, como é atirado nas olimpíadas.

E por fim temos o arco composto, considerado como o arco tecnológico, porque possui muita tecnologia ajudando o arqueiro.

 

Quanto mais simples o arco for mais fáil ele é de ser ajustado á flecha e ao arqueiro.

Agora um arco de recurvo de competição acaba sendo tão complicado de ser ajustado quanto um arco composto de competição. A vantagem do composto é que ele possibilita puxar maiores potências e com o auxílio da mira e do peep ele é mais certeiro.

O arco recurvo necessita de mais tempo, treino e paciência para ser dominado do que um composto, por isso, todo treino inicial deveria sempre ser feito num arco recurvo e só depois mudado para o composto.

 

Existem dois fatores principais que vão determinar a escolha entre um recurvo ou um composto:
1.    O tamanho da puxada
2.    A potência do arco

O tamanho da puxada representa o tamanho da flecha que é determinado juntando ambas as palmas das mão em frente ao peito com os braço estendidos. A distância do peito até a ponta dos dedos normalmente é o tamanho da puxada do arqueiro. Outra forma de determinar esse tamanho é esticar o braço lateralmente a altura do ombro e encostar com a mão em forma de puno numa parede, e virar a cabeça e olhar a parede. A distância entre queixo e parede seria o equivalente á puxada. 
As flechas mais longas no mercado tem 32 polegadas e os arcos recurvos de competição mais longos tem 70 polegadas de tamnaho.

Um arco recurvo é sempre atirado com o braço que segura o arco totalmente estendido. Uma pessoa que tenha uma puxada superior ao tamanho máximo das flechas existentes no mercado terá de ter que optar pelo composto, já que no composto se atira normalmente com o braço um pouco encolhido, e aí dá para compensar o tamanho das flechas.

 

A potência também é muito importante. Adultos que possuam pouca força, em especial pessoas com uma idade mais avançada que querem atirar em competições oficiais tendem a optar pelo composto porque ele com suar roldanas oferece uma ajuda considerável na puxada possibilitando assim a atirar com uma potência superior á própria força. enquanto que o arco recurvo fica cada vez mais pesado quanto mais se puxa.

Portanto, quem é jovem ou bem forte se pode recomendar sem problema o recurvo. Para que for mais fraco ou não quiser treinar muito para adquirir a força necessária para puxar um arco com a potência suficiente para atingir todas as distâncias de uma competição oficial, se recomenda o composto.

Todos os arcos, em suas lâminas inferiores tem escrito a potência da lâmina, por exemplo 30 libras. isso quer dizer que se o arco for puxado 28 polegadas as lâminas terão uma potência total de 30 libras. Para cada polegada a mais que for puxada se adiciona duas libras e para cada polegada a menos se subtrai 2 libras. isso significa quem puxar o arco com uma puxada de 30 polegadas irá ter no final uma potência de 34 libras para tal arco.

Numa competição de adultos masculino o arqueiro tem que atirar a distâncias de 90, 70, 50 e 30 metros. Para acertar o alvo a 90 metros ele precisará de no mínimo 36 libras no arco recurvo e 45 no composto.

Já no feminino, as distâncias são 70, 60, 50  e 30, e para atingir bem o alvo a 70 metros precisará de ter uma potência final do arco de 32 libras no recurvo e 40 no composto. Sendo que puxar um composto com 40 libras é muito mais fácil do que um recurvo de 32 libras por causa das roldanas no composto que diminuem a pressão final par o arqueiro em 65%. Portanto, a potência final de um composto de 45 libras é de meramente 17,7 libras enquanto se o mesmo arqueiro puxar um arco com uma potência de 36 libras ele terá toda a pressão de 36 libras nos dedos, e isso é muito mais cansativo.

 

Quando se começa a atirar com um arco é muito importante de sempre começar ciom uma potência inferior para não prejudicar as juntas do ombro, cotovelo e punho.

 

Poptanto, a escolha do arco vai variar conforme o gosto do arqueiro. tem gente que só quer atirar instintivo, outros preferem a modalidade olímpica e já outros são amantes da precisão e potência absoluta de um composto.

Um arco instintivo atirando flechas tradicionais de madeira mesmo com uma potência de 60 libras atira as flechas numa velocidade de uns 160 km/h. Um recurvo de competição com 40 libras  já atira a 205 Km/h, e um composto com 52 libras atira  a 300 km/h.

Back to Top

 

 

Escolhe suas flechas

 

Para cortar a flecha você pega uma flecha e a puxe até ancorar a mão no queixo, aí pede para alguém marcar a flecha uma polegada á frente de onde a flecha toca o apoio da flecha (rest). Puxe o arca várias vezes para ter certeza de que foi marcado no lugar certo. Agora é só cortar as flechas montar as pontas.

Agora, você pode deixar a flecha maior do que acima descrito, isso vai depender da dureza da flecha e da potência do arco. Não é comum adicionar tamanho ao arco, mas em casos extremos se pode adicionar uma polegada (dependendo do tipo de pontas que se usa).
Dependendo da marca de flechas que você for usar, você irá encontrar no site do fabricante uma tabela de tamanho da flecha /potência de arco.

Entre no site da Easton: www.eastonarchery.com
Back to Top

 

Monte seu set de flechas

 

Flechas de alumínio
As flechas de alumínio são as mais grosas no mercado e normalmente atiradas a distâncias curtas até 50 metros e usadas para caça porque elas possibilitam usar os broadheads (pontas de caça). São muito usadas também pela classe cadete e juvenil até 70 metros. A razão é porque elas são fáceis de serem ajustadas ao arco e voarem bem por um preço relativamente acessível.



Flechas de carbono
Existem varias marcas e qualidade de flechas de carbono, desde as mais simples usadas nas escolinhas e portanto de baixo custo até as que são feitas de carbono e alumínio usadas pelos arqueiros de ponta nas olimpíadas, que custam uma fortuna com pontas de tungstênio.

Hoje em dia existem excelentes flechas de carbono para caça. a vantagem do carbono é que ele não amassa, a vantagem na caça do alumínio é que quando quebrar não deixa fiapos na caça.

Se formos compara a relação de qualidade versus preço as flechas de alumínio seriam a primeira opção para iniciantes. Mas devido ao fato de elas poderem se entortar e amassar, muitos acabam optando por flechas mais baratas e inferiores de carbono.

 

Quando você for cortar as flecha tenha cuidado de usar uma serra muito afiada ou um aparelho especifico para tal, que nem uma rodela cortante que nem os dentistas usam. Depois de cortado a parte interna da flecha deveria ser limpa e com cola quente você introduz a ponta na flecha. Para tal você aqueve a ponta da flecha e a ponta da cola quente, quando a cola quente ficar bem mole você a aplica na ponta e a introduz na flecha. Quando você for retirar a ponta aqueça a ponta e nunca a flecha.

a rabeira na maioria das vezes já prende á flecha por mero encaixe. As penas são coladas com cola especial ou super bonde depois de ter se limpado com acetona ou alcool as flechas e deixado secar.
Back to Top

 

Faça sua corda

 

Para repor a corda velha você bota a corda velha no aparelho amostrado na foto acima e ajusta ao comprimento. Outra o~ção, quando estiver atirando com arco recurvo, onde já se sabe o tamanho do arco, é já usar a medida padrão que está escrita nas flechas. Uma corda, com o tempo estica, podendo assim uma corda velha ser um pouco mais longa do que o tamanho padrão para o arco. se isso ocorrer simplesmente torça a corda alguma vezes até ela terá o tamanho desejado.
Começa e enrolar a corda por volta das pontas do aparelho. Cada rodada corresponde a dois fios de corda. Uma corda deveria ter entre 12 a 18 fios dependendo do material e do arco. Portanto 6 rodadas completas dão 12 fios.
Quando terminou de enrolar a corda no aparelho termine enrolando a ponta da corda ligeiramente no pé do aparelho conforme amostra a figura acima. Tenha cuidado para que todos os fios tenha a mesma tenção. Agora você abre o aparelho conforme a figura abaixo e começa a fazer o acabamento das pontas  conforme o desenho.

Siga o, desenho abaixo para terminar o laço da corda.

Para firmar ass pontas do acabamento faça conforme a figura abaixo amostra.

Depois de ter feito a nova corda você precisará de dar uns 100 tiros para que a corda dquira seu comprimento final e se ajuste definitivamente ao arco. depois desses tiros é que você vão fazer os ajustes finais no seu arco. Lembre que cada corda é diferente, mesmo se for feita com o mesmo material, pela mesma pessoa estiver o ,mesmo comprimento.
Back to Top

 

Montar o Peep Sight (para arco composto)

 

Para determinar a altura certa do peep, o arqueiro tem que amarrar um pedaço de cordão na corda que vai puxar e depois puxar a corda. Aí uma outra pessoa movimenta o cordão ao longo da corda par determinar a altura certo (que deveria estar alinhado com o olho). essa altura será a altura certa para o peep. o arqueiro deveria puxar a corda mais algumas vezes para garantir que a altura escolhida é a certa.

Uma vez determinado  a altura o arqueiro bota um palito entre os fios da corda e puxa a corda. Se o palito estiver na mesma linha que o olho do arqueiro apontando para a frente, essa divisão de corda é a certa. se não o arqueiro relaxa a corda e tenta um ou dois fios mais adiante até acertar a posição certa. A razão é que ao puxarmos a corda com o gatilho a corda se estende e vira em seu próprio eixo e essa virada vai virar também o peep quando ele estiver instalado. Na maioria das vezes a corda gira meia volta em direção ao arqueiro.

Agora com a prensa de arco se relaxa a corda e se coloca o peep no local marcado e se amarra um barbante firmemente acima e em baixo do peep para mantê-lo no lugar. Se solta a prensa de arco e se puxa o arco de novo para controlar o peep, se ele estiver alinhado.
Se o peep estiver incorreto o arqueiro usa bde novo a prensa e muda um ou dois fios da parte de frente para trás e a mesma quantidade da parte de trás para a frente.
Back to Top

 

Acerte o seu arco

 

Olhar: nas páginas como regular o seu arco

 

Calibre sua mira

 

Para determinar a sua mira, existem vários métodos, dependendo do seu objetivo. na caça se atira a 20 e 60 metros e depois se usa uma planilha para determinar as outras distâncias. Já no caso de atirar em competições cujos alvos estão fixos se ajusta a mira atirando em cad uma das distância. Cada arco e cada par de lâminas age diferente, e os tiros são sempre em forma de parábola. Você não tem uma progressão linear conforme a distância que atira. e para determinara parábola se atira em intervalos de 10 metros de 90 a 10 metros de distância. Os dados são aí suficientes para determinar as entre distanciais que nem 25 ou 45 metros necessários para competições field.

Back to Top