Make your own free website on Tripod.com

voltar

Observando a postura de tiro pode-se determinar o caráter do arqueiro

"ditado Coreano"

 

Estabilizadores

 

 

O estabilizador faz parte, é uma parte integral do arco composto e do equipamento de uma arqueiro.

 

V Bars:

Muitos arqueiros de composto não gostam de usar as extensões laterais (os estabilizadores menores que ficam lateralmente no arco), alegando que possuem a balança de água no scope (mira). No recurvo se utiliza tais estabilizadores laterais para poder manter melhor equilíbrio do arco, aumentar o peso central do arco e compensar o peso frontal do estabilizador longo.

 

Razões para se usar um V bar:

1. Aumenta o peso do arco, assim absorvendo melhor o impacto e vibração do arco.

2. Para compensar o peso do estabilizador frontal e evitar que o arco caia demais para a frente fazendo com que as flechas caiam em sua trajetória.

3. Em algumas ocasiões se utiliza uma só estabilizador lateral para compensar o peso da mira. Em vez de um estabilizador se pode usar meramente um peso.

 

 

Redução de vibração:

 

Se acredita que o estabilizador existe para reduzir a vibração do arco. De fato se vai ver uma grande quantidade de propaganda falando que a diminuição da vibração vai aumentar a pontuação.

Mas isso é errado. A vibração não tem nada a haver com a sua pontuação e não deveria ser o requisito principal em escolher um determinado estabilizador.

É evidente que é mais recomendado usar um arco com menos vibração porque tal ira´evitar que seu equipamento no arco como mira, etc, vibre menos e faça menor barulho, diminui o impacto do arco sobre o seu punho, e assim o seu ombro, cotovelo são mais poupados. Mas na pontuação, isso não vai fazer a menor diferença.

 

A vibração pode afetar a flecha caso ela aconteça antes que a flecha deixe o arco. Ao soltar a corda, as laminas voam para frente. A repentina parada do movimento das laminas e a subseqüente inércia do resto do material que nem roldanas e corda faz com que haja um movimento (oscilação) para a frente e para atrás, isso gerando vibração. Neste instante a flecha já deixou o arco há muito tempo.

 

Portanto, antes de comprar um estabilizador verifique o balanceamento do mesmo (e para alguns a cor) em primeiro lugar. Um bom estabilizador vai afetar como o arco repousa na sua mão e evitar que a vibraçõ do arco atinja em cheio o seu braço.

 

O balanceamento do estabilizador:

 

Muitos acreditam que o balanceamento do estabilizador afeta o acerto do arco. isso é um mito. Um estabilizador não tem nenhum efeito no acerto do arco, a não ser um efeito negativo quando for grande demais e puxar o arco para a frente impedindo o arqueiro a mirar adequadamente.

Agora um bom estabilizador ajuda o arqueiro a mirar melhor e ajuda e manter controle do arco durante e depois do tiro.`É a melhora na mira que vai agrupar as flechas e não um arco mais certeiro.

Na construção de um arco sempre se tem que fazer compromissos, ora se tenta botar a flecha no centro do arco outros botam o punho no centro do arco, outros já tentam fazer um compromisso entre ambos, e é aí que um estabilizador pode ser danoso ou positivo.

 

Antigamente se utilizava estabilizadores maiores (com pesos nas pontas) para fazer o arco rodar frontalmente depois do tiro. Atualmente se tende a evitar isso devido a nova construção dos punhos. Há alguns anos atrás quase todos os arcos eram deflex (o arco tem a forma de um D), isso requeria estabilizadores maiores e mais pesados para manter a estabilidade do arco.

Com o surgimento de outros tipos de punhos, no caso de arcos reflex, onde o peso do arco ficou mais para trás e no centro do arco. e é aqui onde a maioria comete o erro em copiar o sistema de estabilizadores de outros sem olhar as peculiaridades de seu arco.

 

então, qual é o melhor estabilizador?

 

Comece com um estabilizador que seja o longo suficiente para fazer com que o arco caia ligeiramente para a frente. A razão é bem lógica, A flecha precisa de uma plataforma o mais estável possível, se o arco cai rápido demais para a frente pode ser que ele caia antes da flecha ter deixado o apoio (rest), se soltando da corda e causando que a rabeira da flecha se eleve, e a flecha fica alem da sua distancia ideal (brace height).

 

Uma vez achado o tamanho certo mude os pesos no estabilizador até achar o configuração ideal. A um certo ponto você irá notar que o arco se assenta mais rápido no alvo e você poderá mira mais constante e mais tranqüilo.

 

Tamanho do estabilizador:

 

O tamanho certo para arqueiros masculinos é entre 30 e 34 polegadas e feminino de 25 a 30 polegadas. Os estabilizadores maiores que chegam até 54 polegadas somente tem uma vantagem e muitas desvantagens:

Ao longo dos tempos a qualidade de estabilizadores melhorou bastante, e se passou a utilizar pesos moveis do que pesos nas pontas. O peso nas ponta causa um efeito de pêndulo que dificulta o controle do arco depois do tiro. Com a inovação dos arcos, sendo menores, mais rápidos e tendo maior let off, os estabilizadores começaram a influenciar ainda mais o tiro. O que vai determinar o valor do estabilizador é a capacidade de mover os pesos de tal forma que o estabilizador fique ideal para o arco e para o estilo de tiro.