Make your own free website on Tripod.com

voltar

Observando a postura de tiro pode-se determinar o caráter do arqueiro

"ditado Coreano"

 

 

Como segurar o arco

 

 

Existem basicamente dois métodos de se segurar um arco:

1. O tipo recurvo

2. O tipo long bow

 

1 O tipo recurvo.

Neste método se segura o arco da forma clássica do recurvo com o braço esticado e a mão aberta somente apoiando o arco na parte interna da mão.

Basicamente podemos dizer que se segura o arco ou da forma recurvo ou da forma long bow, independentemente que arco se está atirando. Se pode atirar um recurvo usando o estilo long bow, ai então o arqueiro estará atirando um long bow, irrelevante se o arco é composto, recurvo ou longo.

Quando eu monto o meu arco eu tento acertar o meu arco de tal forma que a flecha fica o mais perto possível da minha mão que segura o arco. Por isso, no instintivo não se usa apoiador (rest) de flecha. Somente se cola um pedaço de couro ou carpete na janela do arco para servir de apoio e um outro pedaço de couro na lateral da janela para proteger a madeira da janela do atrito da flecha.

Desta forma, tendo a flecha o mais perto d a mão possível, eu consigo alinhar a flecha da forma mais perfeita com o arco e assim consigo mirar bem usando o braço. Se eu decidir usar um rest aí será mais fácil eu mirar usando a ponta da flecha ou uma referencia no aro do arco.

 

Por que eu quero a flecha o mais perto da minha mão?

A resposta é bem simples. Quando eu puxo a corda no instintivo eu inclino o corpo e da mesma forma como eu inclino o corpo eu inclino um pouco o arco. No instintivo não se atira com o arco inclinado. em nenhuma modalidade se atira com o arco inclinado. Cada inclinação no arco vai fazer a flecha voar para o lado onde o arco foi inclinado.

 

Mas como é que Fred Asbell atira com o arco inclinado?

Ele não atira com o arco inclinado, ele atira com o corpo inclinado e assim, ele inclina o arco na mesma proporção como inclina o corpo.

Quando você inclina o arco em relação ao corpo (cabeça), o vínculo (a linha de tiro) entre seu olho, a corda, o arco e a flecha irão mudar assim lhe dando uma falsa relação entre estas partes e a flecha irá acertar em um outro lugar mas nunca onde você mirou.

 

O importante é você não apertar com a mão o arco, você deveria segurar o arco como se estivesse segurando um ovo. O resto da técnica é idêntico ao tiro olímpico com arco com mira. A grande diferença no instintivo é que se inclina o corpo para poder ter uma melhor visão da área, já que você sempre vai se inclinar na direção do olho dominante.

 

Esta técnica se aplica para os arcos recurvos e compostos.

 

É importante notar que nesta técnica você consegue transmitir toda a força e impulso do tiro diretamente para o arco. Mantendo o braço reto e o ombro para dentro você consegue ter uma boa back tention (tenção das costas - olhar a parte sobre arco recurvo).

 

O OUTRO PONTO MUITO IMPORTANTE A SER DISCUTIDO É A POSIÇÃO DA MÃO NO PUNHO DO ARCO.

 

A mão deveria estar colocada no punho do arco de tal forma que se possa apontar com o dedo para o alvo. Desta forma o peso do arco estará na batata do dedão sobre o músculo do dedão. esta posição me possibilita estica o braço, deixando os dedos livres e relaxados, e direcionando todo o impulso na mesma direção que o vôo da flecha.

Se eu torcer um pouco o punho para dentro de tal forma que o peso do arco esteja entre o dedão e o indicador, a linha do meu braço não mais irá coincidir com a linha da flecha e o impulso que o arco receberá será diferente do impulso que a flecha terá, e isso acaba no tiro instintivo, sendo fatal.

 

2. Atirando com o estilo do long bow:

Este estilo se caracteriza em segurar o arco com a mão firmemente. Desta forma se tem que curvar um pouco o braço a altura do cotovelo (isso é natural devido a anatomia do braço).

este estilo é usado nos arcos longos, pois eles praticamente obrigam, desvio a sua construção, o arqueiro a segurá-los firmemente para poderem ser atirados. Se você tentar segurar o arco que nem no estilo recurvo você irá ter pouca estabilidade na hora de mirar.

A desvantagem neste tipo de segurar o arco, é que toda a vibração do arco é diretamente transmitido para o pulço e braço do arqueiro.

Você pode atirar com o arco longo ele em posição reta ou inclinada, o que vai determinar a sua posição será o tamanho do arco, quanto maior ele for mais reto ele deveria ser atirado. eu atiro com o meu arco longo em posição reta, ele tem 2 metros de comprimento. Já com o meu arco tradicional coreano atiro em posição inclinada ou reta conforme a técnica que estiver usando para segurar a corda. Se estiver usando a técnica coreana tenho que manter o arco reto. Se estiver usando a técnica ocidental posso incliná-lo.

A técnica de segurar o arco do estilo long bow é somente recomendado para arcos longos e em alguns casos para compostos de caça.

 

E o que vale para o estilo recurvo também vale para o composto: a flecha deveria estar o mais próximo possível da mão que segura o arco. Algo que é num arco longo sempre o fato.

Esta postura de mão traz uma pequena desvantagem: a distancia do braço para a flecha aumenta. Por isso é uma técnica pouco recomendada para o recurvo.