Make your own free website on Tripod.com

Arcos, flechas e equipamentos

 

 

Existem praticamente três tipos de arcos:

1. O Bare bow (sem mira) cuso representante mais conhecido é o arco longo;

2. O arco recurvo olímpico com mira;

3. O arco composto.

 

 

1. Arco simples (barebow)

É um arco sem nenhum recurso de mira ou estabilização.

 

O arco longo é um dos arcos mais simples e básicos. Ele praticamente construído de uma vara de madeira com uma corda. Atualmente existem arcos longos feitos com madeira laminada revestida de carbono ou fibra de vidro,. Isso barateia a produção do arco dando ao mesmo tempo melhor desempenho e maior durabilidade ao arco. O mais velho arco longo encontrado foi no norte da Alemanha por volta de 8000 A.C.
No centro do arco, muitos gostam de marcar a empunhadura com um pedaço de couro ou pano. Mas antigamente e na África onde esse tipo de arco é ainda muito comum não se usa quase nenhuma marca. O arqueiro sabe instintivamente onde pegar o seu arco.

Atualmente, se costuma cortar uma janela no arco para alinhar melhor a flecha com a corda e o centro do arco, isso é possível devido aos materiais usados atualmente. Os arcos clássicos longos não tinham janelas, na África também não se usa a janela, já que esta daria ao arco uma fraqueza podendo ele quebrar em tal lugar.

Um arco é considerado longo a partir de 60 polegadas e podem ir até 69 polegada de comprimento.

 

 

2. Arco recurvo

 

 

É um arco em que a lâmina, além da curva normal proporcionada pela corda, possui outra curvatura em sentido contrário, aumentando sua eficácia. É o tipo de arco permitido em Olimpíadas. Aceita diversos acessórios (ver acessórios).

 

O arco recurvo varia em comprimento de 1220mm (48 polegadas) a 1780mm (70 polegadas).
Mas a maioria dos arcos de competição olímpica variam entre  1675mm (66 polegadas) e 70 polegadas.
Como medida básica para determinar o tamanho do arco se mede a puxado do arqueiro, se a puxada for até 26ploegadas se usa arcos até 66 polegada de comprimento, até 28 polegadas (710 mm) se usa arcos com 68 polegadas e acima se usa arcos de 70 polegadas. Mas isso varia muito dependendo do estilo de tiro do arqueiro.

A potência das lâminas costuma estar escritas na face interna da lamina inferior e sempre leva em conta o arco sendo puxado a 28 polegadas.
The draw weight of the bow is usually written on the back of the lower limb: #20 @ 28
Que significa que é puxado uma potência de 20 libras numa puxda total de 28 polegadas.

Arcos para iniciantes deveria ser entre 15 a 20 para crianças e de 18 a 24 para adultos.

Os arcos recurvos de competição podem ser desmontados para transpote.

Volta para cima

 

3. Arco composto

    

 

Este arco possui polias (roldanas) excêntricas por onde passam diversos cabos que se fixam às lâminas, proporcionando uma redução da pressão do arco (em até 80%) ao ser puxado. Aceita dezenas de acessórios sofisticados, como miras com lentes, gatilhos para disparo e outros. É um arco moderno, verdadeira evolução do arco comum, mas, por ter sido considerado “máquina” demais, reduzindo o papel do arqueiro como atleta, não é aceito em Olimpíadas.

  

Existem ainda vários modelos de arco tradicionais de determinados países, com estilos de tiro diversos e regulamentos próximos, como os arcos longos ingleses (longbow), arcos tradicionais coreanos, mongóis, a arte do Kyudo japonesa, os arcos nativos, etc.

 

Um arco composto pode variar no tamanho entre  840mm to 1220mm (33 to 48 polegadas) dependendo sua finaklidade. um arco de caça (como é retratado ao lado) é normalmente mais curto entre 30 a 26 polegadas, já os arcos para competições outdoor são mais longos: entre 38 a 41 polegadas.

O elemento mais marcante num arco composto são as roldanas (Eccentric wheel - na foto) que possibilitam ao arqueiro puxar maiores potências do que com o recurvo.
O punho, a parte central do arco, é na maioria feito de alumínio, mas também pode ser feito de outros materias. As lâminas são feitas de carbono de alta densidade (20 vezes mais denso do que carbono comum) e são fixas no arco, podendo ser ajustadas com uma variação de até 15 libras de diferença entre potência mínima e máxima.

O composto para campeonatos não pode ultrapassar de 60 libras de potência, mas para caça existem compostos de até 80 libras. O arco tem através das roldanas o que chamamos de LETY OFF. Em arco de de competição esse let off (que reduz a pressão sem diminuir a potência do arco) é de 65 %, Para os arcos de caça o let off chega a ser 80%.
Portanto um arco com 52 libras de pressão, quando estiver totalmente armado tem uma pressão final de meros 17,2 libras sem perder sua potência de 52 libras.

 

4. A mira

 

As miras têm seus desenhos muito semelhantes sendo construídas em alumínio ou carbono. O mais importante na mira é a sua estabilidade e a precisão dos ajustes. De uma maneira geral quanto menos partes móveis (parafusos principalmente) a mira tiver mais estável ela será.

 

Acessórios básicos

 

·        apoio da flecha (rest)

·        ponto de apoio da flecha na corda (nock point)

·        mira

·        estabilizadores

·        checador de puxada (clicker)

·        botão de pressão (button)

 

 

 

 

Estabilizadores e compensadores

 

São utilizados para proporcionar maior equilíbrio ao conjunto e reduzir os efeitos de movimentos da mão antes do disparo. Após o disparo eles têm a função de absorver as vibrações produzidas no arco permitindo que a flecha sai livre na sua trajetória.

 

 

 

Acessórios de proteção

 

·        protetor de dedos, dedeira (tab)

·        protetor de braço, braçadeira

·        protetor de tórax, peitoleira

·        aljava

 

Outros Acessórios

 

·        sling

·        tripé

·        armador de arco: na montagem do arco é aconselhável o uso do armador, para maior comodidade do arqueiro e para não imprimir torção nas lâminas.

·        régua

·        v-bar

·        doinkers, dampers

 

 

Existem ainda uma infinidade de acessórios, equipamentos e recursos para melhorar o tiro e ajustar o equipamento, de coletivo (do clube ou escola), como cortadores de flecha, coladores de penas, ou de uso pessoal, como maleta de arco, de mira, de flecha, chaves, puxador de flechas (para retirá-las do alvo), vestimentas apropriadas (chapéu de aba curta, bonés, viseira...), etc.

 

5. Flechas

 

Rabeiras

Penas

Pontas

Protetor de braço

Protetor de dedo

Alijavas

Protetor de peito

Gatilho

Bow Sling

Marcadores para os pés

 

A flecha

 

Grande parte do resultado de um arqueiro de nível deve-se à flecha.

            Atualmente, são utilizadas basicamente três tipos de flechas: de alumínio, de fibra de carbono e de alumínio com fibra de carbono combinados.

           

A flecha possui as seguintes partes: tubo ou haste; ponta; penas e rabeira.

Point = ponta; Shaft = tubo; Vane = pena; Nock = rabeira


 

As flechas podem ser feitas de madeira, alumínio ou carbono, ou até de uma mistura de carbono com alumínio. O material vai depender do tipo de competição.

Idoor a 18 metros se usa em regra flechas de algumínio por serem mais grosas e assim se poder pontuar mais.

Em caça se usa também flechas de alu.

Nas competições autdoor se usa flechas de carbono com alumínio por serem bem mais finas e leves e menos afetadas pelo vento.

Cada flecha tem um número. Quanto maior for o número da flecha mais flexível ela é. quanto menor o número mais rígida ela é e portanto pode ser atirada por um arco mais potente.  Por exemplo no caso de uma flecha de alumínio: 2013 significa que a flecha é 20/64th polegadas(7.94mm) de diâmetro com uma parede 13/1000th polegadas (0.33mm) grossa. As flechas são medidas em um comprimento de  760mm  (30 inches) e tem que ser cortadas de acordo com a puxada de cada arqueiro.

Voltar

 

Rabeiras

 

Existem uma infinidade de rabeiras, dependendo da flecha a ser usada, também existem muitos diferentes produtores de rabeiras. Ao lado vai uma pequna demosntração de alguns tipod de rabeiras. Na modalidade do arco tradicional existem competições onde não se pode usar flechas com rabeiras de plástico. Neste caso as rabeiras tem que ser feitas na flecha de madeira, a moda antiga.

Voltar

 

Penas

 

Também existem muitas penas diferente. em regra se pode dizer, quanto maior a pena mais lento a flecha voa. mas ao mesmo tempo, quanto maior a pena mais estável voa a flecha. Só que uma pena grande é facilmente influenciada pelo vento. Assim, em campeonatos indoor 9dentro de um salão) se usa penas grandes nas flechas alumínio e de preferência penas de ganso, porque elas dão uma excelente estabilidade á flecha. em caça também se usa penas grandes para facilitar a visibilidade da flecha. Já em competições outdoo onde se atira a 90 metros se usa penas pequenas e leves nas flechas finas para o tiro naõ ser assim tão influenciado pelo vento e a pena não pesar tanto na flecha.

Voltar

 

Pontas

 

As pontas também variam dependendo o tipo e a espessura da flecha que se usa. Na figura ao lado estão as pontas da marca easton. As pontas com o cabo mais grosas são usadas nas flechas de alumínio ou de carbono de caça, porque tais flechas tem um diâmetro maior. As flechas com um cabo mais fino são usados nas flechas de ponta feitos de carbono e alumínio. A proporção das pontas entre si na figura ao lado não está correta. `é importante escolher a ponta certa porque cada ponta tem um peso específico que vai deslocar o centro de gravidade da flecha], e isso influencia muito o vôo da flecha. Conforme o estilo de tiro do arqueiro se usa uma ou outra ponta com um peso maior ou menor. Também uma ponta mais pesada aumenta a flexibilidade da flecha em relação á potência do arco.

Voltar

 

Acessórios básicos

 

Protetors

 

Os protetores de braço são importantes para evitar que a ciorda bata no antebraço e assim machuque o arqueiro. O tiro ideal é aquele onde a corda não acerta o braço, porque ao acertar o braço o arco irá receber um desvio e isso irá afetar a trajetória da flecha. Mas acontece e para evitar um antebraço machucado se usa protetor.

Voltar

 

Protetores de dedos

 

Como temos que proteger o braço, também é bom usar um protetor de dedo para possibilitar o arqueiro atirar durante todo o campeonato sem machucar o dedo. Existem inúmeros modelos de protetores de dedo feito com couro ou material sintético.

As dedeiras costumam ter um divisor de dedos para ajudar a manter os dedos afastados para não tocarem na rabeira da flecha quando a corda for puxada.

Voltar

 

Alijavas

 

Elas são necessárias para guardas as flechas. Para tal existem uma grande variedade de modelos. E muitos arqueiros também fazem as suas próprias. No desenho ao lado, a primeira figura é um suporte de arco com uma alça que serve como aljava. Este tipo é muito usado em escolinhas.  Os outros dois desenhos amostram já alijavas mais sofisticadas.

Voltar

 

Protetor de peito

 

O protetor de peito é muito usado por senhoras para evitar machucar o peito. Muitos homens também o usam para evitar que com um vento a camisa acabe atrapalhando o tiro. em regra é feito de uma rede com alças para segurá-lo á volta do corpo. Ele é também chamado de sutiã do arqueiro. O peitoral, como também é chamado, é usado para segurar roupa folgada.

voltar

 

Ajuda para composto - Gatilho

 

O gatilho é um equipamento usado somente na modalidade composta para facilitar a largada da flecha.

existe muito tipos diferentes de gatilho, os acionados com o dedo, como amostram as figuras ao lado, e os acionados com o dedão, e atualmente ainda tem os acionados com a movimentação do punho.

Escolher o gatilho certo é uma filosofia a parte.

Voltar

 

Bow Sling (laço do arco), Finger Sling (laço do dedo)

 

O 'Bow Sling' ou Finger Sling são ajudas muito importantes. Pois eles possibilitam o arqueiro a soltar o arco enquanto atira. a função desses utensílios é evitar que o arco cai da mão do arqueiro.

O bow sling é um cadaço amarrado ao arco e depis envolto ao punho do arqueiro. O finger sling ele é marrado ente o dedo indicadou ou anular com o deão. A função é a mesma, tem uns que preferem o bow sling, já outros o finger sling
 

Voltar

 

Marcadores para os pés

 

Os marcadores de pés são usados no outdoor para marcar a exata posição dos pés para que durante o percorrer da competição sempre se tome a mesma posição de novo. Cada mudança de posição dos pé vai mudar o tiro ligieramente.

Voltar