Make your own free website on Tripod.com

voltar

Observando a postura de tiro pode-se determinar o caráter do arqueiro

"ditado Coreano"

Modalidades de competição

 

OUTDOOR

 

A competição Outdoor é realizada em um campo aberto e plano, podendo participar  arqueiros da divisão de arco Recurvo e arco Composto.

 

Round de Qualificação

Os atletas atiram 36 flechas de cada uma das seguintes distâncias:

§         Masculino: 90, 70, 50 e 30 metros;

§         Feminino: 70, 60, 50 e 30 metros.

A competição normalmente ocorre em dois dias, sendo que no primeiro dia atira-se as distâncias longas – 90 e 70 m para homens e 70 e 60 m para mulheres. Nestas distâncias cada atleta irá atirar séries de 6 flechas em 4 minutos, num alvo de 122 cm.

No segundo dia atira-se as distâncias curtas – 50 e 30 m, em séries de 3 flechas com tempo de 2 minutos, utilizando o alvo de 80 cm.

Faz-se em seguida a somatória dos pontos obtidos para cada divisão definindo a seleção de 64 atletas masculinos, 64 femininos, 16 equipes masculina e 16 equipes feminina.

 

Round Eliminatório e Final

 

Os primeiros 64 atletas masculinos e femininos são alocados em pares na tabela do Round Eliminatório de acordo com posições obtidas no Round de Qualificação.

A tabela mostra a evolução de cada atleta à medida que ele vai vencendo seu oponente.

Neste estágio são executados 3 séries de tiros com 6 flechas cada, na distância única de 70 m para masculino e feminino, com alvo de 122 cm.

Os atletas têm 4 minutos para atirar cada série.

Os oito atletas vencedores irão para o Round Final, onde cada atleta irá atirar 4 séries de 3 flechas, em alvos separados.

No round final os tiros são executados de forma alternada, onde cada atleta tem 40 segundos para efetuar o disparo.

 

Competição por Equipe

 

As 16 equipes masculinas e femininas de cada divisão (arco recurvo e arco composto) serão alocados na tabela de competição de acordo com a soma dos resultados obtidos no Round de Qualificação pelos 3 elementos da equipe.

Todos os membros de uma mesma equipe têm de ser do mesmo sexo, da mesma divisão e do mesmo país (ou clube).

Se existirem menos de 17 times, apenas os 8 primeiros participarão do Round Eliminatório.

O alvo utilizado é de 122 cm a uma distância de 70 m, para todos os times, masculino e feminino.

Cada disputa consiste em se atirar 27 flechas em 3 séries de 9 flechas, sendo que cada membro da equipe atira 3 flechas por série.

Cada equipe dispõe de 3 minutos para atirar cada série. Os atletas poderão atirar em qualquer seqüência e podem atirar 1, 2 ou 3 flechas enquanto estiverem na linha de tiro. Entretanto só pode existir um membro da equipe na linha de tiro por vez.

Os perdedores da semi-final disputam a medalha de Bronze e os ganhadores disputam as medalhas de Ouro e Prata.

 

 

INDOOR

 

A competição Indoor é realizada em um campo plano, podendo participar arqueiros da divisão de arco Recurvo e arco Composto.

 

Round de Qualificação

 

Os atletas atiram 60 flechas na distância de 18 metros para todas as categorias.

Cada atleta irá atirar 20 séries de 3 flechas em 2 minutos, num alvo de 40 cm.

Faz-se em seguida a somatória dos pontos obtidos para cada divisão definindo a seleção de 32 atletas masculinos, 32 femininos, 16 equipes masculina e 16 equipes feminina.

 

Round Eliminatório e Final

 

Os primeiros 32 atletas masculinos e femininos são alocados em pares na tabela do Round Eliminatório  de acordo com posições obtidas no Round de Qualificação.

Neste estágio são executados 4 séries de tiros com 3 flechas cada, em alvos separados.

Os atletas têm 2 minutos para atirar cada série.

Os oito atletas vencedores irão para o Round Final, onde cada atleta irá atirar 4 séries de 3 flechas, em alvos separados e alternadamente tendo 20 segundos para cada tiro.

 

FIELD

 

A competição Field é realizada em locais irregulares, apresentando vegetação, subidas e descidas.

Os alvos são espalhados pelo campo, formando um caminho de tiro ou trilha, numa seqüência pré-definida. Existem alvos colocados em distâncias marcadas e outros em distâncias não identificadas, mas sempre no intervalo de 5 a 60 metros, dependendo da divisão.

Nesta competição podem participar todos os três tipos de arcos.

            O objetivo é testar a habilidade do arqueiro em trabalhar variáveis como as distâncias desconhecidas, a atuação da força da gravidade quando se atira morro acima ou morro abaixo, etc.