Make your own free website on Tripod.com

voltar

Observando a postura de tiro pode-se determinar o caráter do arqueiro

"ditado Coreano"

 

Regulamento olímpico

 

O arco olimpico

Regras


As competições de arqueirismo foram introduzidas pela primeira vez nos jogos de 1900 em Paris, e depois em 1904, 1908 e 1920. No começo não existiam regras gerais e assim as regras eram de acordo com as regras de cada país anfitrião. E conseqüentemente as competições nestes tempos eram muito variadas conforme o país onde eram executadas. E isso levou que o arqueirismo fosse retirado das competições olímpicas.

Em 1931 foi fundada a FITA (Federation Internationale de Tir a l'Arc) que implementou regras gerais e aceitas no mundo inteiro, assim permitindo a execução do primeiro torneio mundial, e depois da maioria dos países adotarem as regras o arqueirismo voltou a ser olímpico em 1972 em Munique, Alemanha.

No começo somente se tinha competições individuais, somente em 1988 é que se introduziu as competições por times.

Atualmente são quatro diferentes competições nas olimpíadas: individual masculino, individual feminino, teme masculino e time feminino. No começo os arqueiros atiravam dois rounds  FITA (90, 70, 50, e 30 metros) com um total de 288 tiros, e o campeão era quem tinha a maior pontuação juntando ambos os pontos. Nas olimpíadas de 1992, para aumentar a atratividade do esporte, foi introduzido uma pré classificatória dos 64 arqueiros classificados e depois se atira em forma eliminatório, o primeiro contra o último e assim por diante.

 

Competição individual



Competição de time



Pontuação

Ouro interno 10 pontos

Ouro externo 9
Vermelho interno 8
vermelho externo 7
azul interno 6
Azul externo 5
Preto interno 4
Preto externo 3
Branco interno 2
Branco externo 1



Equipamento



O arco e flecha é um esporte de precisão. o 10 no alvo tem um diâmetro de nada mais do que menos 12 cm. o centro do alvo a 90 metros se compara como a ponta do dedão com o braço estendido.

Durante uma competição, um arqueiro masculino, ao puxar  312 tiros durante a competição de quatro dias com uma potencia média de 42 libras, totaliza 6,5 toneladas de peso. Uma mulher ao puxar 34 libras totaliza 5,3 toneladas. Para igualar este esforço, o levantadores de peso somente levantam um total de 1,5 toneladas durante uma competição.
 


Qualificação para as Olimpíadas  

Atualmente, 64 homesn e 64 mulheres se classificam da seguinte forma: