Make your own free website on Tripod.com

voltar

Observando a postura de tiro pode-se determinar o caráter do arqueiro

"ditado Coreano"

 

O punho

 

Reflex ou Deflex?

 

Esta sempre foi uma das perguntas mais intrigantes e discutidas. Qual tipo é melhor?

Vamos analisar cada um dos tipos:

 

Para podemos definir o que é reflexo e deflexo temos que imaginariamente traçar uma linha pelo centro do arco, isso quer dizer, traçar uma linha imaginária da ponta do punho de cima até a ponta do punho de baixo. Se a parte onde se segura o arco estiver na frente dessa linha imaginária temos um arco deflexo (um arco com a forma de um D), e estiver atrás da linha imaginária temos um arco reflexo (o arco tem a forma de um R).

 

Desta forma temos arcos mais reflexo do que outros e menos deflex do que outros.

 

O segundo ponto de interesse é a especificação de cada arco.

Sempre se achou que um arco reflexo é mais instável na mão, isso quer dizer, quando se puxa a corda por completo o arco tende a se inclinar com maior facilidade para o lado do que um arco deflex. Da mesma forma sempre se assumiu que um arco reflexo é mais veloz e um defelx perdoa mais erros.  Também sempre se assumiu que o fato do arco reflexo se inclinar com maior facilidade é devido ao fato que o ponto onde as laminas estão em contato com o punho estarem na frente de onde o arqueiro segura o arco. Bem, tudo isso é errado.

 

Quando se desenha um novo arco, se for desenhar um arco para trget, em primenri lugar se determina o tamanho do punho do arco. Um tamanho de 22 polegadas iria dar uma janela bem confortável e boa visão do alvo para distancias entre 20 a 90 metros. Isso com um par de laminas daria um arco com um comprimento total de 44 polegadas, que geraria um brace height maior do que num arco reflex.

Já um arco reflex tende a ser mais curto com um punho de 18 polegadas, o brace height tende ser menor naturalmente.

 

Agora, a grande descoberta foi, que não é o fato de o arco ser reflexo que o faz ser mais instável e sim o brace height (a distancia entre punho e a corda). Um brace height menor faz com que a corda fica mais longe do ponto de ancoragem, a corda está mais longe do arqueiro e portanto tem que ser puxada mais longe e isso aumenta a distancia que a corda se movimenta até voltar ao seu estado de repouso.

Um brace height maior diminui a distancia entre corda e ponto de ancoragem.

 

Quando você inclina o arco lateralmente o único ponto de rotação são os pontos onde a corda encosta nas roldanas. Imagine o punho e as laminas como uma unidade sólida, e enquanto você inclina o arco você força as roldanas a empurrarem contra a corda. O movimento é exatamente quando a corda encosta nas roldanas.

 

Quanto maior for a corda entre a roldana e o nocking point (lugar onde a flecha encosta a corda) mais estendida estará a roldana e com maior facilidade a roldana irá empurrar a corda lateralmente causando uma inclinação (desvio) lateral do arco (uma corda mais longa tem uma alavanca maior que uma corda mais curta). Se a distancia de corda for menor, que nem no caso de um brace height maior, a pressão da corda sobre as roldanas é maior e iso evita uma pressão lateral gerada pelas roldanas em cima da corda. O que vai determinar o torque do arco é a quantidade de corda que fica depois das roldanas. Quanto maior for a corda mais fácil ela é influenciada e o arco inclina com maior facilidade.

 

Tudo isso quer dizer, que se pode fazer arcos reflexo com um brace height maior do que um deflexo, e vice versa. E um arco reflexo com um brace height igual a um deflexo irá dar as mesmas vantagens que o defelxo.

 

A razão porque arcos tem diferentes brace height é a velocidade. Quanto menor for o brace height maior será a velocidade do arco. O que vai determinar o arco e o brace height é o que você precisa no arco. um arqueiro com uma boa técnica de tiro não terá nenhum problema ema tirar com qualquer tipo de arco.

 

O importante é você ser sincero com sigo mesmo com as suas próprias habilidades para poder determinar o arco certo.