Make your own free website on Tripod.com
técnicas básicas de tiro técnicas avançadas de tiro como montar o seu arco recurvo conhecimentos básico  que nem exercícios, dietas, etc
como regular o seu arco corrigir erros básicos regras de segurança  

 

O arco recurvo

 

Com as inovações e a popularização do arco como esporte olímpico, o arco recurvo está ganhando de novo seu espaço na sociedade. Por um tempo teve um pouco em queda. Mas com a introdução do arco composto nos anos 70, o esporte ficou mais popular, em especial no USA, entre os caçadores e isso impulsionou o interessa tanto pelo arco recurvo (o olímpico) como pelo arco tradicional.

Hoje em dia existem campeonatos regionais, interestaduais, federais, internacionais (mundiais) tanto para a modalidade olímpica e para -olímpica como para composto e arco tradicional, cada qual com suas regras e especificações.

 

 

Escolhendo o seu arco

 

Um arco se compõe basicamente de:

Na foto abaixo podemos ver um arco desmontado e ao lado o mesmo arco montado.

 

O arco recurvo desmontado: punho, laminas, estabilizador, estabilizador lateral, mira e corda

O mesmo arco montado apoiado num tripé

 

 

 

 

 

 

 

O primeiro arco para crianças até os 13-14 anos pode ser um arco de madeira da Samwha ou Ragim, ambos feitos na Coréia. A partir dos 14 anos o arqueiro estará atirando na categoria cadete onde terá que atirar a distâncias de 70, 60, 50 e 30 metros respectivamente e para isso ele (a) precisará de um arco mais sofisticado que normalmente acaba sendo um Agula da Samick ou um Gold Medalist da Hoyt, ou se quiser um arco melhor poderá ser o Winact da WW, um excelente arco que foi recordista olímpico em 2000. O Winact é o dobro do rpeço do Agula.

A razão é bem simples, é que nos arcos melhores as laminas são mais precisas e o arco mais ergonômico. O arqueiro terá que ter uma puxada de pelo menos 30 libras para poder alcançar a distância de 70 metros. Mas quanto maior for a potencia melhor será o vôo da flecha.

 

então recapitulando:

Se você for um adulto, e quiser atirar já um pouco mais sério, e quem sabe, participar de alguns campeonatos oficiais, então eu lhe recomendo a começar com um arco que nem o Agula ou o Gold Medalist com um para de laminas básicas, um flipper rest da Spigarelli, um button de qualidade média que nem a do arc system, ou o clicker button da cartel, uma mira média que nem a AGF ou a Cartel Activa no lock, um clicker da Beiter, um stabilizador simples da Black Sheep ou da Cartel, e uma dedeira simples da JVD ou da Gompy, e por fim 12 flechas da Beman.

Isso seria uma equipamento bom, básico de um preço razoável, e que lhe dará muito prazer. É um equipamento  profissional de relativamente baixo custo se formos compará-lo com os arcos de ponta. No começo eu não recomendo comprar logo um arco de ponta e sim um dos arcos acima mencionados.

A razão é bem simples. No começo não vai fazer a mínima diferença para você se você estiver atirando com um arco de 200 Dólares ou de 2000 Dólares. O importante é que o arco tenha uma certa qualidade e confiabilidade. Tem que ser um arco com o qual você tenha uma real chance de competir contra outros arqueiros. Com o tempo, você pode incrementar o seu arco comprando novas laminas, mais sofisticadas, isso irá aumentar um pouco a sua pontuação. Depois de um tempo você compra melhores flechas, e por fim você adquire um punho melhor, e assim, pouco a pouco você vai adquirindo um material de ponta e atualizado. O velho arco você pode vender ou melhor ainda, guardar como arco reserva.

 

Agora, se você for um excelente atirador, que já tem o material básico e pretende incrementar eu lhe recomendo:

1.  a começar primeiro pelas laminas. Compre primeiro um par de laminas de ponta. Tais laminas irão durar muitos anos e elas lhe irão proporcionar uma melhora visível na pontuação, bem superior do que se você comprar um punho novo. Atire um tempo com o novo material e vai se acostumando com as novas laminas.

2. em segundo lugar a comprar flechas novas, e caso você já tenha flechas de ponta então a comprar um button da beiter, um rest da spigarelli e um estabilizador da beiter. Você também pode comprar primeiro as flechas e o button para depois comprar as laminas, mas compre este material antes de comprar um punho novo. E compre peça por peça. A razão é bem simples. Com cada novo acessório sua pontuação vai melhorar e isso é bom para a autoconfiança. Muitas pessoas fazem o erro de comprar logo um material de ponta e quando não melhoram em pouco tempo (na maioria das vezes devido ao pouco treino porque pensam que o material atira de sozinho) ficam desapontadas com suas performance e desanimam. Comprando as peças pouco a pouco, lhe possibilita a se próprio presentar uma recompensa cada vez que se atira bem.

3. e agora chegou a hora de comprar um punho novo (se for necessário). É bom deixar o punho como última mudança já que ele irá fazer a menor diferença no seu resultado.

 

 

A potencia do seu arco

 

 

Vamos assumir que você teve a sorte de poder treinar numa escolinha de arco onde tenha arcos de várias potencias. Normalmente as escolinha tem arcos até 24/26 libras. Caso você não tenha tido essa possibilidade eu lhe recomendo a comprar um arco escola de 24 libras da Ragim (por exemplo) e treinar com este até se acostumar com a potencia do arc e a postura básica. Uma vez acostumado. você poderá comprar um arco Agula com uma potência de 30 libras. Tudo vai depender de sua força.

Para determinar a força de sua puxada existem dois testes:

 

1. Você senta numa cadeira e segura o arco e o puxa. Se você conseguir puxar o arco confortavelmente sem ter que torcer o corpo ou fazer careta, então a potência está boa para você. Se você não conseguir então abaixe a potência. Não tente atirar com um arco pesado demais para você, que você só irá danificar o seu ombro. Uma lamina de arco se pode trocar e comprar outra, um ombro só se tem um e ele não é substituível. É melhor gastar 100 Dólares a mais do que danificar o ombro.

2. Você fica em pé na postura de atirar com o arco, endireita a coluna e puxe o arco devagar até a mão encostar no queixo. Faça todo o processo bem devagar, uns 10 segundos até a corda chegar ao queixo e depois segura por 10 segundos. Se conseguir fazer isso sem tremer então a potência está boa, se não conseguir diminua a potência, se estiver fácil de mais aumente a potência.

Normalmente para quem fez a escolinha começa a atirar com laminas de 18 e passa gradativamente para a próxima potência até chegar á 24 libras, e só aí que o aluno (a) vai adquirir material próprio e aí eu costumo encomendar laminas de 30 libras. Depois de um tempo o aluno passa a tirar com laminas de 36 libras e por fim, se for necessário com laminas de 40 libras ou mais. Mas tudo vai depender do quanto o aluno (a) treina em casa.

 

Nós podemos dizer que com 24 libras se alcança os 50 metros. Com 32 libras se alcança confortavelmente os 70 metros e com 38 libras se alcança os 90 metros. Sendo que quanto maior for a pertencia do arco mais rápido voam as flechas e assim sua trajetória fica mais reta e menos afetada pelo vento.

 

A potência que você tem na corda quando ela for puxada até o seu ponto de ancoragem não somente depende da força das laminas como também do comprimento de sua puxada. Todas laminas tem em seu verso escrito a potência delas quando forem puxadas 28 polegadas. isso quer dizer, para quem puxa uma flecha com 28 polegadas de comprimento irá ter uma potência de 30 libras se as laminas forem de 30 libras. Para cada polegada que tal pessoa puxar a mais ele terá 2 libras de potência a mais, e para cada polegada que puxar a menos terá duas libras a menos. Isso quer dizer que: quando se puxa 30 polegadas com laminas de 30 libras, no final da puxada se terá 34 libras de potência. e quando se puxa 26 polegadas com as mesmas laminas se terá 26 libras de potencia na puxada final. Portanto quando eu estou dizendo que com 32 libras se consegue alcançar confortavelmente o alvo de 70 metros eu me estou referindo a potencia final na corda independentemente da potencia das laminas ou do comprimento de sua puxada.

 

 

 

Sites interessantes:

Federation Internationale De Tir ... d'Arc (FITA)
The international governing body for the sport of archery.

International Archery Federation
FITA is the world governing body for archery.

International Archery Federation

International Field Archery Association (I.F.A.A.)
Profiles the field branch of the sport of Archery. A guide to equipment, rules and recent tournament results.

International Bamboo Arrow Society
- Dedicated to the crafting and use of bamboo, reed and cane arrows from around the world. Includes photos, links, and information about bamboo arrows.

Internet Archery Society
The largest collection of Archery and Bowhunting Information on the Internet

The International Olympic Committee (I.O.C)

National Archery Association
http://www.archerysociety.org/archeryclubsA.html