Make your own free website on Tripod.com

Observando a postura de tiro pode-se determinar o caráter do arqueiro

"ditado Coreano"

voltar para arco composto

voltar para regular o meu arco recurvo

 

 

 

Regular o arco

 

Esta página se dedica aos arqueiros que usam o gatilho.

Muitos pensam que é muito difícil ajustar um arco composto, mas isso é errado. e a razão por que muitos arqueiros não conseguem bons resultados com o composto é porque eles tem um equipamento mal regulado. Um bom resultado ou melhora na pontuação não é somente um resultado de bom treino.

e é um grande erro continuar atirando com um arco mal ajustado, poruqe isso só lhe trará incerteza e falta de confiança, você sempre irá procurar melhor a sua postura mesmo se ela for boa e não conseguir acertar o alvo.

Um arco mal acertado lhe pode dar até 20 pontos abaixo de sua real capacidade de tiro.

O primeiro passo de acertar o arco é ajustar o fator humano. O arqueiro. O mais importante é que o arqueiro seja honesto com sigo mesmo e não atribua todos os erros ao material. Que ele seja honesto quanto a sua própria capacidade de tiro.

Para poder acertar o arco bem temos que primeiro entender o arco composto.

 

Primeiro passo:

escolha o seu rest, existem uma infinidade de marcas e tipos. Todos os rest se dividem em 4 categorias:

1: Arremessador: este rest não tem lateral, é fixo e rígido e é montado no extensor ou prolongamento. Muito usado em arcos de caça ou quem quer atirar intintivo com o composto.

2: Drop away: este rest cai pára baixo quando a corda é solta. O mais comum para quem quer atirar target.

3: Shoot through: a pena passa pelo suporte que segura o arco. Também muito usado no target, muitas vezes o tipo 2 e 3 são o mesmo sendo que só muda o apoio conforme o gosto do arqueiro.

4: Shoot around: neste caso o rest tem um apoio lateral muito usado para quem usa os dedos e não um gatilho. Equivale ao tiro com um arco recurvo.

 

Passo dois:

O ponto de Nock, aonde a flecha fica na corda. Use a régua para acertar a distancia certa entre arco e cora e a altura certa entre o rest e o nocking point.

A altura do nock point é variável e vai ser determinado pela forma como o arqueiro atira. Não existe um padrão pré determinado.

A altura certa vai depender do teste do papel ou do teste com a flecha sem pena.

 

Terceiro passo:

Determine a posição do rest. Isso é muito importante, pois o rest e a flecha devem estar alinhadas com a corda. Para tal existe uma pequena engenhoca muito útil. O aparelho é muito simples, é particamente um arame dobrado a 90 graus. Uma parte tem uns 20 cm e a outra uns 10 com de comprimento. O arame tem que ser totalmente reto. Na parte mais curta de coloca um marcador móvel. Na parte mais longa se coloca um apoio maior também móvel. Este é o melhor método de se determinar o meio do arco e alinhar a flecha com a corda. Tosos ou outros métodos, usando o olho e assim po diante não são perfitos e sugeitos a vários erros.

Caso você não tenha a engenhoca você determina o centro das laminas e posiciona a corde de acordo, conforme elea foi montada e conforme o tipo de roldanas que o seu arco possui a corda pode estar mais para a esquerda ou direita. Uma vez alinahdo a corda com o arco você coloca a flecha no nock e no rest e tenta cobris a flecha com a corda ajustando a lateralidade do rest.

 

Passo quatro:

O teste com o papel. Para tal se monta um papel numa moldura e o posiciona uns 2 metros do alvo. O seu arco deveria estar a uma distancia de um metro a dum e meio do papel. Para mais informações entre no site da easton e abaixe mo teste por complete (é gratuito).

 

Caso você tenha ajustado conforme a apostila fala e mesmo ainda estiver tendo problemas, olhe se as penas não estão encostando no rest.

Depois deie uma girada no seu nock da flecha ou até troque-o.

depois olhe se a mola do rest não está apertada ou solta de mais. A pressão da mola deveria ser o suficiente para segurar a flecha quando for puxada por completo> Você abaixa a ponta da flecha e o rest deverá logo levantar a flecha de novo.

Depois de ter mudado a tenção da mola tente de novo atirar usando diferentes alturas do nokpoin (na corda).

 

Para determinar se as penas estão ou não tocando o rest é passar um pó bem fino nas flechas a atirar e depois olhar se as penas tem estrias causadas pelo contato.

 

Depois você olha a sincronização das roldanas, se você estiver atirando com um double cam ambas as roldanas tem que se movimentar juntas. Isso significa que o martela de ambas as roldanas devem bater na corda ao mesmo tempo. Caso a roldana inferior bater primeiro a lamina inferior irá estar mais tensa e o tiro irá subir. caso contrário o tiro desce.

 

Agora, depois de você ter acertado tudo vem mais um elemento que pode afetar o tiro, e é a inclinação (toção) lateral do arco. Isso acontece muito devido ao fato de o arco ter roldanas e quando você não puxar a corda 100 % para trás e sim levemente para o lado não alinhando a corda com o centro do arco você terá uma inclinação lateral (torção) que irá afetar o tiro.

 

Esta inclinação pode ocorrer de duas maneiras:

1: Através de como você segura o arco. Ao segurar o arco pode ocorrer que você bota demais pressão no punho forçando o arco para de inclinar lateralmente desviando assim seu centro da linha da flecha. Para evitar tal erro você tem que relaxar seus dedos e nunca segurar o punho. Depois você tem que tentar ter o menor contato possível entre mão e punho do arco. Quanto mais fino for o punho menor será a área de contato e assim menor a probabilidade de sua mão interferir no tiro.

Quando estiver fazendo o teste do papel tente usar diferentes posições de sua mão no punho do arco para procurar a melhor posição.

O outro problema que pode causar um inclinação é na hora de você puxar a corda, como já falei acima. A razão dessa inclinação se dá devido ao let off, que diminui muito a pressão final do arco, isso levando muitos arqueiros a inclinarem o arco. Por isso é importante você ter um arco de acordo com a sua força, e ela é determinada em uma puxada firme, lenta e contínua. No momento que você tem que arrancar para poder puxar o arco você estará inevitavelmente torcendo o arco lateralmente.

Ao puxar a corda a ancoragem da mão que segura o gatilho tem que estar alinhada com a mão que segura o arco que nem uma imagem de espelho.

A posição final pode ser determinada inclinando levemente para a frente ou para o lado a cabeça para se ajustar á corda. Mas se você puxar devagar e consistentemente, mantendo sua postura física reta que nem no recurvo, você facilmente irá encaixar perfeitamente a mão que puxa a corda em seu lugar adequado e pré determinado. O nariz automaticamente estará na posição certa na corda e um ajuste com a cabeça será mínimo e quase imperceptível.

 

 

Último passo:

Agrupar as flecha. Para fazer isso requer muito treino. Os ajustes podem variar conforme o dia e o tempo, o sol, a luminosidade, o vento, etc. Por isso o agrupamento requer muito treino e experiência. Nem sempre um ajuste feito hoje vai funcionar a manhã da mesma forma, o treino vai dar a experiência para saber quando mudar o que.

Para melhor o agrupamento tente atirar a uma distância de 50 metros. Comece a ajustar a altura do nocking point em espaço bem pequenos de menos de 1 mm (um milímetro).

Depois comece a ajustar a lateralidade do rest, mas sempre se lembre do acerto inicial (o que você fez usando o teste do papel).

Depois modifique levemente a tenção da mola do rest.

Agora controle a suas roldanas, deie uns tiros puxando até o limite até sentir bem o martelo das roldanas, e depois deie uns tiros dando um pequena folga de 1/4 de polegada em sua puxada. Se as roldanas estiverem bem ajustadas as flechas deveriam atingir o alvo á mesma altura.

e por fim ajuste as suas flechas, modificando as pontas ou o comprimento das flechas.

e por fim, tente tudo de novo com um outro tipo de rest e um outro tipo de gatilho. Acertar o arco leva tempo e requer paciência, mas a recompensa é grande. e acertar o arco é algo que você tem que fazer e não uma outra pessoa. O acerto básico que nem a centralidade do rest, a sincronização das roldanas alguém pode fazer por você, mas o ajuste final vai varia de arqueiro para arqueiro.