Make your own free website on Tripod.com

voltar

Observando a postura de tiro pode-se determinar o caráter do arqueiro

"ditado Coreano"

 

Roldanas

 

 

Cams ou Wheels?

 

Existem dois tipos de roldanas:

As roldanas redondas (wheels)

As roldanas elipses (cams)

 

As roldanas redondas em regra perdoam mais, por isso a grande pergunta é:pode um cam ser melhor que uma wheel? Ou perdoar mais erros?

Antigamente sempe se dizia que não e a razão era:

1. Cams eram usadas nos arcos de caça e Wheels em arcos de target (tiro olímpico) sendo que arcos do tipo targuet são mais precisos e perdoa mais erros.

2. cams são colocados em arcos curtos e com alta velocidade, e em arcos reflex. Já Wheels são colocados em arcos mais lentos e deflex.

 

Qual dos dois tipos é melhor?

em ambos os casos (com exceção do SOLO CAM) as roldanas são feitas para usarem duas cordas laterais. A parte maior e externa do cam está conectada á corda que é puxada, a parte interna e menor está presa ao cabo lateral. a sua forma é que vai determinar  a curva de força da roldana.

Sua forma vai determinar quando e aonde o arco atinge sua potencia máxima, e vai determinar a quantidade de let off. Roldanas redondas (wheel) geralmente tem um let off de 55 a 65%, enquanto que cam vão de 65 a 80%.

A parte externa de um cam comparado a um Wheel sempre é maior sendo que sua forma é elíptica, sendo no wheel redonda. O diâmetro maior é porque o cam é botado em arcos menores para ter um diâmetro externo maior e ter uma maior quantidade de corda para se pode ter uma puxada maior (proporcionalmente). A forma elíptica  do cam não tem muita influência na velocidade da flecha.

Agora a parte interna do cam comparado com o wheel é bem diferente. Sua forma proporciona o arco atingir o seu auge de potencia mais sedo e de manter essa potencia por mais tempo do que um wheel, e isso mais do que qualquer outra coisa contribui para a velocidade da flecha, e em alguns tipos de cam aumenta a tensão da corda no centro dela empurrando assim melhor a flecha. Uma corda mais tensa evita que a corda acompanhe a flecha depois de ser largada fazendo com que a flecha se solte da corda mais cedo e assim tenha uma trajetória mais retilínea.

 

Agora o let off tem um grande efeito na pontaria. Quanto maior for o let off, menor será a tenção na corda na sua puxada final, e quanto mais leve o arco ficar na puxada final mais fácil é mover a corda lateralmente e desalinhá-la do centro.

 

Portanto, um cam comparado com um wheel não é melhor ou pior quando ambos tem o mesmo let off, somente quando se aumenta o let off que o arco fica mais instável.