Make your own free website on Tripod.com

voltar

Observando a postura de tiro pode-se determinar o caráter do arqueiro

"ditado Coreano"

 

O Vale ou o martelo

 

Valley or Stops (vale ou martelo)

 

 

Esta é a grande pergunta. Muito questionam se devem atirar com o stop das roldanas ou pouco antes na fase que denominamos de vale.

O vale é a posição das roldanas depois da puxada total no exato momento quando o let off está em seu ponto maior.

esse ponto pode ser conferido usando-se uma balança de arco. e marcando as roldanas quando a corda deixa as roldanas no puxada total da corda.

O stop é o ponto em que a corda puxou as roldanas ao seu lemite e não é mais possível puxar a corda.

 

Portanto. Qual seria a melhor posição?

Muitos acreditam que quando se puxa alem do vale até o stop se adquire uma aumento de potência, aumentando assim a velocidade da flecha. O fato é que em tal caso não acontece nenhum aumento de potencia real. A sensação de aumento de pressão é devido a sua própria força que você EXERCE AO PUXAR A CORDA CONTRA O STOP DAS ROLDANAS (MARTELO).

 

Quando você puxa a corda, ela fax com que as laminas do arco se inclinam e isso faz a pressão aumentar. mas uma vez que você ultrapassou o let off caindo no vale, o movimento das laminas cessou e não existe mais aumento de pressão. Existe somente um mínimo de aumento de movimento entre o vale e o stop.

 

Por tando, que técnica eu devo usar?

a resposta para tal pergunta é: tudo depende das roldanas que você está usando, e qual técnica lhe proporciona a melhor forma e a mais consistente.

Por exemplo, uma roldana que não oferece um stop bem definido deveria ser atirado do vale. Roldanas com let off superiores a 65% tem um let off mais pronunciado e portanto se sente o stop bem melhor, em tais casos

 

O problema de atirar do vale é que roldanas com maior potencia e maior let off, em geral tem um vale muito pequeno ou até nenhum, portanto se recomenda atirar do stop.