Make your own free website on Tripod.com

voltar

Observando a postura de tiro pode-se determinar o caráter do arqueiro

"ditado Coreano"

 

 

Yabuzame

Kyudo em cima de cavalo

 

 

 

 

 

Yabusame

Yabusame é a denominação japonesa para o arqueiro cavaleiro. O arqueiro tem que acertar três alvos (pratos) que ficam 60 passos uns dos outros e é somente atirado para a lateral. Yabusame é um velho ritual que é feito para saudar o céu e a terra e trazer prosperidade e fertilidade e paz.

 

Histórico

 

Começou na época Heian (= 794 – 1192 DC) e se estabeleceu na época  Kamakurazeit (= 1192 – 1333) junto aos feudais (samurais). 

Na época existam três diferentes tipos de luta:      

marcador

Yabusame (como um evento religioso)

marcador

Kasagake (como competição)

marcador

Inuoumono (como competição com cachorros).

Destes o Yabusame com seus aspectos religiosos virou o mais popular. 

Depois na era Muromachi perdeu em significado, mas nos meados da era Edozeit (=1600 – 1876) foi revitalizado graças ao Sogun Yoshimune.

A tradição sobreviveu nas duas escolas: a Takedaryu e a Ogasawararyu. 

Os cavalos são controlados com os pés (com os estribos) . 

 

Conforme a escola Takeda:

Métodos de treino:

1.   Primeiro se treina num cavalo de madeira, em especial o uso dos estribos. É ensinado como se controla o cavalo usando os estribos (e não tanto os joelhos como é costume no ocidente). Para conseguir com que o cavalo mude de direção é importante estar flutuando em cima do cavalo.

2.   O próximo passo é a postura e posição certa do cavalo. Para isso se usa o próprio corpo. A cintura tem que ser fixada, os quadris para trás as costas retas, o ponto central mantido certo, e o cavalo se deixa sem puxar as rédeas. e com o punho em direção do alvo se mira o alvo.

3.   E o terceiro passo é o treino em atirar de cima do cavalo.

 

Conforme a escola Osagawara:

Esta escola era muito seguida durante a era Kamakurazeit até o fim da era Edoz, e especial nas famílias dos shogun.

1.   Primeiro se treinava o tiro com arco sem montar o cavalo.

2.   depois se treinava apostura do tronco como o 'Estilo especial e sentar na sela'.

3.   Depois se treinava o tiro com arco de cima de um cavalo de madeira. Aqui o cavalo girava com a mesma velocidade que um cavalo de verdade precisava para ir de um alvo ao outro.

4.   Se treinava por alguns anos ora montando cavalos de verdade ora treinando em cima de um cavalo de madeira.  

 

Os membros da escola Osagawara estão vestidos com trages originais de caçadores da época Kamakura.

 

A área de tiro da escola Takeda: 

A área total é de 180 metros. As distancias entre os alvos é de 55 metros entre o primeiro e o segundo e de 73 metros entre o segundo e terceiro alvo.

O primeiro alvo se chama de „Tenkataihei“ (= paz na terra), do segundo „Gokokuhoujou“ (= proteção e prosperidade para a terra), e o terceiro alvo „Banminsokusai“ (= prosperidade para a humanidade). 

O alvo é um prato redondo de 54 cm de diâmetro colado num fundo quadrado com cinco cores: de dentro para fora: lilaz, branco, vermelho,amarelo, e azul 9as cinco cores dos elementos).

 

 


 

 

Primeiro vem a cerimônia. Primeiro se oferece (sacrifica) ao templo atirando uma flecha pedindo por paz e prosperidade. Depois se muda para a área de competição.

No estilo Takeda aparece no começo da competição o mestre de cerimônias no meio do campo e se vira três vezes para a direita e duas para a esquerda que também é chamado de 'Gyou e Jouhou' (multiplicação dos cinco elementos). Depois é comemorado a festa da eternidade  ao esticar um arco em direção ao céu e se ora uma prece por paz, proteção, sucesso para o país.  

Depois de todos terem atirado suas flechas, os 6 melhores participantes serão avaliados em seus estilos, pontaria e competência.  Estes têm que atirar num alvo de 9 cm em cima de um pote ornamentado com papeis com as cinco cores. Se o alvo for acerto isso se chama de „Kurabeyumi“. Se o alvo for acertado ela quebra e um montão de flores aparece. 

A competição termina com o bater dos tambores do mestre de cerimônias e o alvo do vencedor é mais uma vez inspecionado. E aí termina a competição.     

 

    

A escola TAKEDA  

e a                                

escola OGASAWARA

O treino em cima de um cavalo de madeira. Se atira em alvos feitos de palha de arroz onde fica presa no meio a máscara de um demônio.

 

 

Flecha: Kaburaya com Akarimata                        Kaburaya

Alvo: cinco cores „Shiki-no-mato“             

Uma tábua da árvore Hinoki