Make your own free website on Tripod.com


voltar

O mundo é muito mais complexo do que podemos imaginar, por isso deveríamos observar cada momento que nem um neném.

 

Kempo e o arco

Junto com o fogo, a roda e a língua, o arco foi uma das mais importantes invenções feitas pelo ser humano, e um dos alicerces da evolução humana.

Foi o arco que possibilitou ao ser humano pela primeira vez em sua evolução ser superior aos outros animais tanto na caça como na autodefesa.

O arco com os anos se desenvolveu tomando várias formas, desde os primeiros arcos simples, aos famosos Long Bows (arcos longos) que datam 4000 anos, até os arcos recurvos compostos feitos de chifres com madeira.

Provavelmente a época mais legendária do arco foi os séculos 12 e 13, onde os famosos Long Bows normandos e ingleses criaram histórias e figuras legendárias que nem Robin Hood.

Com a invenção da pólvora, o arco começou a perder a sua importância e supremacia em batalhas e nos começos do séc 19 virou esporte. Um esporte que se desenvolveu até virar esporte Olímpico.

Atualmente existe uma imensa variedade de arcos. Os mais comuns e usados em competições mundiais e Olímpicas são o recurvo e o composto.

No Budo temos os arcos japoneses o Kyudo (o caminho do arco).

Na Europa e nos USA a modalidade nativa (o uso de arcos tipo long bow) está sendo cada vez mais popular de novo, especialmente depois que vários excelentes arqueiros terem conseguido caçar ursos grisley com um long bow.

Na Europa se encontra cada vez mais arqueiros atirando com os arcos húngaros cuja técnica de tiro é bem semelhante a do Kyudo.

 

As competições

Existem varias categorias e tipos de competições diferentes.

Existem competições onde se pode somente atirar com Long Bows, as chamadas competições tradicionais.

Depois existem competições livres onde não se pode usar qualquer tipo de mira no arco. Tais competições se dividem em duas categorias: modalidade composto e modalidade recurvo.

Depois existem as competições Field e Caça. Em ambos estes dois tipos de competições o arqueiro percorre uma área no mato atirando em alvos, sendo que na modalidade caça se usa alvos em forma da animais.

Depois existem as competições Olímpicas. Nas Olimpíadas se atira somente com o arco tipo recurvo a uma distancia de 70 metros. As competição Olímpica é uma das mais acirradas.

Por fim temos as competições mundiais. As competições mundiais se dividem em duas modalidades:

1. A Indoor (dentro de um salão) onde se atiram 60 flechas a uma distancia de 18 metros. A pontuação máxima é de 600 pontos. O recorde atual de composto é de 598 pontos (e o centro que vale 10 pontos tem o tamanho de um real).

2. A Outdoor (do lado de fora) onde se atiram um total de 144 flechas em quatro distancias diferentes: na modalidade masculina se atira em 90, 70, 50, 30 metros respectivamente, e na modalidade feminina se atira em 70, 60, 50, 30 metros. Na Outdoor a máxima pontuação é de 1440 pontos, sendo que o alvo diminui de tamanho conforme a distancia de tiro diminuir.

 

O arco como esporte e terapia

O arco, hoje em dia, com a sua imensa variedade de competições diferentes (outdoor, indoor, field, caça, maratona, competições individuais e de time) é um dos mais variados e interessantes esportes e tem uma grande repercussão especialmente nos USA, Coréia e Europa.

O bom do arco, é que ele é um esporte que pode ser praticado dos sete anos até a terceira idade, oferecendo competições para cada faixa etária (mirim, juvenil, adulto e seniores). E existem competições de tiro de arco com flechas para pessoas em cadeiras de roda, tanto na modalidade recurvo como composto.

O tiro de arco com flecha é um esporte que acalma a mente, aumenta a concentração, exercita o corpo sem estressá-lo, é internacional (arqueiros no mundo inteiro se sentem como se fossem todos membros de uma grande família), é competitivo (a cada ano são quebrados novos recordes), e mesmo sendo um esporte individual ele é muito social (você aprende a respeitar a vida e o seu próximo).

Por ser um esporte tranqüilo e calmo, muitos praticam este maravilhoso esporte meramente como uma forma de relaxamento depois de uma semana estressada. Já outros aproveitam o seu valor meditativo e fazem dele um DO (caminho).

O tiro de arco com flechas pode ser comparado ao golfe, mas com a vantagem de não precisar de tanto espaço.

O treino com o arco aumeta a concentração. Numa competição se atira no mínimo 60 flechas (no indoor) e no máximo 144 flechas (no outdoor). Isso significa que pelo menos se tem que manter por 60 vezes (o campeonato costuma durar duas horas) o foco, a atenção e a concentraçã. Como exemplo, no campeonato indoor de composto, o alvo que vale 10 (o máximo) pontos tem o tamanho de uma moeda de 1 centavo a 18 metros de distancia.

Um bom tiro requer uma mão calma, concentração, respiração adequada, um bom treino físico, calma, Constancia, perseverança e concentração.

Tem gente que fala que atirar com um determinado arco é muito mais difícil do que com um outro. Bem, na maioria são pessoas que atiram mal e procuram uma desculpa para justificar sua incompetência. Ou são pessoas que querem se sentir superiores a outras. É aquele velho problema humano: „O meu pai é maior do que o seu, viu?".

Tanto faz o tipo de arco que você está usando. Cada arco tem a sua técnica e para atirar bem se tem que treinar, ter um bom físico, estar concentrado e desligado do resto do mundo, se tem que focar o alvo, manter a mão tranqüila e ter movimentos harmoniosos. Bem, a precisão do tiro irá depender de tudo isso e da qualidade do arco e das flechas.

Agora, para praticar o esporte de tiro de arco com flechas como BUDO, qualquer arco serve. Dizer que com tal arco se pratica mais budo do que com outro, dizer que o budo praticado com um determinado tipo de arco é superior ao praticado com outros arcos é besteira. Budo depende de como e de quem pratica e não do arco. Se fosse assim, bastaria comprar um determinado arco, uma determinada roupa, andar com um ar de superioridade e já se seria um santo. Se fosse assim tão fácil isso com certeza seria o mercado do futuro, era só vender tais roupas e o mundo inteiro viraria santo.