Make your own free website on Tripod.com


voltar

O mundo é muito mais complexo do que podemos imaginar, por isso deveríamos observar cada momento que nem um neném.

 

Kempo e jardinagem

Kempo e fazer pão

Kempo e o arqueiro

 

Kempo e várias outras atividades

A prática do Kempo não somente se restringe a aprender a lutar e a se defender fisicamente. Muitas outras atividades do dia a dia nos proporcinam uma compreenção mais profunda daquilo que tentamos entender durante o treino das katas e de suas aplicações.

Kempo é uma filosofia de vida que tem que ser vivida e vivenciada. Só entenderá o Kempo quem for capaz de absorver em si o espírito do Kempo. Ser um guerreiro não significa que temos que andar armados e sempre prontos para lutar. Um padre que resiste à opreções e luta pela igualdade de direito contra um regime ditatorial é um grande guerreiro, mesmo não empunhando armas e matando gente.

Existem várias atividades que melhoram o nosso entendimento do mundo e assim o nosso entendimento do Kempo. Eu aqui mencionei somente três atividades, atividades que eu pratico. Isso não quer dizer que somente existem três atividades. Cada um deveria para si descobrir as suas atividades que proporcionam o seu melhor entendimento do espírito do Kempo, e assim do Budo.

Voar, paraquedismo e o mergulho são outras atividades maravilhosas que deixam você mais perto da natureza. São atividades que confrontam o seu consciente e subconsciente com uma outra realidade, assim possibilitando você a enchergar o mundo de um outro ponto de vista.

Se você pratica um dos tês esportes acima mencionado, sempre tente praticar uma atividade complementar. Quem muito voa deveria trabalhar com algo substancial, com a terra, argila ou madeira. Quem mergulha deveria procurar uma atividade de concistencia e firmeza para igualar o estado fluido. Quem pratica luta deve se ocupar com filosofia e meditação.

Na vida nós precisamos de harmonia. Quem trabalha o dia inteiro sentado precisa de movimentação para descontrair. Quem vive o dia estressado e sob tenção, tem que procurar uma forma de soltar essa tenção, um para raio. Desta forma nós conseguimos manter a nossa hermonia e assim a nossa felicidade.