Make your own free website on Tripod.com
Livros escritos por sensei Christian Haensell Sobre o Tao Te King Sobre o Gorin-no-sho Sobre o Tengu-geijutsu-ron e sobre o que é um Tengu

 

Livros

O treino de artes marciais não se restringe a meramente aprender socos e chutes e atreinar o físico. Muito mais importante que o físico é a parte mental do aluno. E alunos todos nós sempre seremos, mesmo quando formos denominados de mestres, sempre seremos alunos.

Uma das melhores formas de desenvolver o espírito e a mente é estudar os grandes filósofos e seus ensinamentos. Aqui estarei apresentando meramente três livros da cultura asiática. Fora desses três livros existem inúmeros livros fantásticos sobre o ser humano, a mente, e a vida. Existem grandes filósofos que merecem serem lidos que nem Plato, Heraclito, Lebniz, Spiñoza, Hume, e muitos mais.

 

Entrevista para jornal.

Oi Christian. Você lançou o seu livro, O Caminho Do TAO, pela editora AGE, na livraria Nobel do Pátio Brasil Shopping. Como foi o lançamento?

Oi, o lançamento foi dia 4 de abril. E foi ótimo, foi um sucesso total e inesperado.

Porque inesperado?

Porque a edição só ficou pronta um dia antes e nós não tivemos tempo para fazer uma divulgação adequada, mas mesmo assim o interesse foi enorme.

 O seu livro fala sobre a filosofia taoista. O que é a filosofia taoista?

Bem, a filosofia taoista se apóia no livro milenar da sabedoria chinesa o TAO TE KING, escrito por volta de 600 anos antes cristo por Lao Tse.

A minha obra é uma tradução comentada desta obra para o português.

A filosofia taoista é uma filosofia universal que não está ligada ou correlacionada com qualquer religião ou seita. Esta filosofia representa um modo de viver muito parecido a vários ensinamentos que iremos encontrar em várias outras filosofias e religiões, que nem o próprio cristianismo.

A filosofia taoista tenta nos ensinara a desapegarmos de conceitos e preconceitos, para podermos seremos capazes de respeitar o próximo do mesmo jeito como queremos que ele nos respeite.

Qual é a importância desta obra para nós?

O mundo de hoje precisa tanto da sabedoria do Tao Te King quanto ele dela precisava nos velhos tempos.

Muito no mundo mudou ao longo dos anos, mas uma coisa permaneceu constante: a nossa incansável e milenar procura pela própria verdade (sabedoria), que hoje é tão atual quanto em todos os tempos.

Os ensinamentos do Tao Te King, não são restritos a pessoas com interesse pela cultura asiática. O livro do Tao e do Te, é um livro universal, válido para todo mundo. Sabedoria é universal. A filosofia taoista tem como objetivo, incentivar você a procurar as suas próprias soluções e a se embrenhar nesta experiência única que chamamos de viver (o caminho do coração) e a desvendar este maravilhoso mistério, que chamamos de vida.

Você estudou filosofia em várias universidades e em vários paises diferentes. Esses estudos contribuíram para a sua interpretação da obra?

Sim, eu estudei filosofia nos Estados Unidos, na Alemanha, Áustria e Índia. Sou professor de Yoga, Tai Chi Chuan e Artes marciais. Fora disso trabalho como tradutor simultâneo para três línguas e dou várias palestras em vários lugares sobre filosofia, em especial a filosofia taoista.

Sim, os estudos me ajudaram muito. Sabedoria é universal, o seu conteúdo é igual em todos os cantos do nosso planeta. O que muda é a forma de expressá-la. Na Alemanha estudei a fundo os grandes filósofos alemães, e quem mais me fascinou foi Nietzsche. É interessante notar que Nietzsche era um grande fã da filosofia Indiana e budista. Uns dos meus trabalhos que eu escrevi foi uma comparação de Nietzsche com o Zen Budismo.

Muitas vezes é bom ler e estudar filosofias diferentes para podermos receber respostas diferentes para as mesmas perguntas. Porque cada cultura responde de uma forma diferente as mesmas perguntas. Porque nós humanos somos todos iguais, no mundo inteiro. Todos nós acreditamos de uma ou outra forma em Deus, na Consciência Cósmica, no alem, no supranatural. Todos nós queremos saber a razão de existirmos e o que temos de fazer para sermos felizes. Estas são perguntas que todos nós temos, e cada cultura responde-as de uma forma diferente. Os caminhos são diferentes, mas a meta é a mesma.

Então o caminho do TAO é um livro para ajudar ao leitor a ser feliz?

Olha, felicidade é uma coisa bem individual e varia de pessoa para pessoa.

Para os taoistas a felicidade é quando você está em harmonia com sigo mesmo(a).

Você vai encontrar gente rica infeliz e vai encontra gente pobre infeliz. Da mesma forma você irá encontrar gente rica feliz e também gente pobre feliz. Feliz é quando nós estamos em paz com nós mesmos(as).

O meu livro tenta explicar como os taoistas tentam alcançar esta harmonia e paz interna.

Então o livro é um livro autodidático?

Não. O livro não vende receitas nem promete milagres. Para isso existem os comerciais.

O livro tem como objetivo lhe dar impulsos e idéias. Porque a felicidade é você quem tem que achar em si. Ela não vem de fora. Felicidade é um estado do nosso espírito e coração.

Você também oferece palestras?

Sim. Eu dou palestras sobre o Tao e sobre Defesa Pessoal. Para quem estiver interessado pode me contatar. Fone: 248 – 24 27 (é bom tentar ligar várias vezes), e-mail: goshinryukempo@hotmail.com

Você também é professor de defesa pessoal e dá aulas. Aonde?

No momento estou dando aulas na UNB, em Brasília segundas, quartas e sextas feiras das 19:30 às 21:30. Para quem estiver interessado pode acessar o meu site: defesapessoal.cjb.net

O sistema que eu ensino é puramente defesa pessoal, nós não competimos. O Objetivo do treino é lhe dar mais autoconfiança. É um sistema oriundo de Okinawa, uma ilha ao sul do Japão. E eu sou o único representante oficial para o Brasil desse estilo.

O estilo incorpora elementos de treino físico, mental e espiritual, sendo o Tao Te King e suas interpretações e a filosofia taoista a base filosófica do estilo. E o estudo do Tao Te King faz parte do treino. Um bom treino não só treina o corpo como também tem que treinar a mente e o espírito.

O seu Livro O caminho do TAO é então uma das bases filosóficas do seu treino? E aonde se pode comprar o seu livro?

Sim. O meu livro é uma das bases filosóficas do meu treino. Mas eu encorajo meus alunos a procurarem outras traduções e interpretações. É muito importante você ler mais do que um só ponto de vista. O meu objetivo não é criar um dogma e sim oferecer ao aluno algo para a vida.

O livro você pode encomendar em qualquer livraria. É so dar o nome: O Caminho Do TAO de Christian Haensell, editora LGE, ISBN: 85723879-5.