Make your own free website on Tripod.com


voltar

O mundo é muito mais complexo do que podemos imaginar, por isso deveríamos observar cada momento que nem um neném.

 

Algumas terapias

 

 

A Reflexologia do Pé:

Tem como objetivo tratar doenças e males através dos pés. As áreas de reflexologia nos pés são as áreas onde os nossos órgãos correspondem-se; quando estimulados, o órgão correspondente é tratado.

 

Aurícula Acupuntura:

Busca o tratamento dos nossos órgãos internos, através do estímulo de pontos correlatos, localizados na orelha.

 

Shiatsu:

Forma de tratamento através da pressão exercida pelos dedos sobre determinadas partes do corpo.

No Shiatsu usa-se a energia emitida pelas mãos para harmonizar os meridianos do corpo.

É uma técnica proveniente do Japão e atualmente é muito praticado no mundo inteiro, especialmente nos Estados Unidos. Na Alemanha, muitos terapeutas e são formados em Shiatsu ou terapias dela derivada.

Mas, como que um tratamento suave, que nem o Shiatsu, consegue influenciar nossos órgãos?

A resposta é bem simples. Quem cura não é o terapeuta. Quem cura é o próprio paciente. Só que nas maiorias das vezes o corpo está tão desorientado, que não mais consegue decifrar seus próprios sinais de alerta. Aí, faz-se necessária uma ajuda externa, de um impulso, de algo que estimule o corpo a reconhecer e debelar o distúrbio.

 

A Chiroprática:

Trata a coluna vertebral.

Por causa de tensões musculares, de postura inadequada, ou um „mau jeito", as vértebras da coluna se deslocam, podendo pressionar os nervos. E isso causa dor. A dor faz com que o músculo que deveria apoiar a coluna se tencione ainda mais que, por sua vez, aumenta a pressão sobre os nervos. É um ciclo vicioso.

Na chiroprática tenta-se repor as vértebras em suas posições originais. Uma vértebra deslocada pode ser a causa de dor de cabeça, problemas digestivos, problemas pulmonares ou cardíacos.

-

A Massagem:

Tem como objetivo restituir a elasticidade do músculo tenso. Quando se falam em massagem as maiorias das pessoas logo pensam nas costas. É evidente, pois a maioria delas têm problemas de coluna, as costas doem.

A massagem proporciona um aumento do fluxo de sangue na área tratada e o relaxamento muscular. Assim fica mais fácil endireitar a coluna, os nervos ficam livres e os meridianos permeáveis.

Agora, a massagem sozinha não é a solução para todos os problemas. A massagem é uma ajuda, um apoio, e nada mais. Depois de tratado, o paciente terá que fazer exercícios para fortalecer os músculos. Pois são os músculos que suportam o corpo. E uma forma de fortalecer os músculos, especialmente os músculos das costas, é treinar artes marciais.

Além destas formas de terapia, podemos usar as vibrações de sons, cores, minerais e cristais.

Na Europa notou-se que a presença de animais no tratamento de pacientes com problemas psíquicos é muito favorável. Na Alemanha, os planos de saúde pagam tais tratamentos. A experiência mostrou que, especialmente os cavalos e os cachorros, têm um efeito muito positivo no tratamento de tais pacientes. Notou-se que a vibração tranqüila dos cavalos ajuda os pacientes a se fortalecerem e a acharem sua própria tranqüilidade. Desta

forma, são tratadas pessoas que foram abusadas sexualmente durante a infância, pessoas mentalmente retardadas, pessoas autistas, pessoas extremamente inseguras, pessoas que têm medos indeterminados, e assim por diante.

A vibração ajuda a tratar o paciente. Da mesma forma, as vibrações emitidas por um som, uma cor ou um mineral pode ajudar no alívio de distúrbios. Este mesmo princípio é utilizado nas terapias com medicamentos Homeopáticos e florais de Bach.

Pois, vibração é informação. E o que se está fazendo ao usar essas terapias é passar informações que o corpo, a mente e o espírito estão precisando para poder restituir a harmonia individual.

O objetivo do médico alternativo é tratar o (a) paciente como um todo, ajuda-lo (a) a tentar prevenir doenças e a crescer espiritualmente.

A medicina alternativa/natural tenta ver o paciente como um todo. Muitas vezes, um sintoma tem uma causa completamente diferente do que se pensa. Uma dor de cabeça pode ser causada por problemas intestinais. A língua nos fala sobre o estomago. Dores de joelho podem ser a causa de um tratamento dentário mal feito. Insônia pode ser o efeito de uma cicatriz não tratada.

Nem tudo se pode tratar com a medicina alternativa. Tem situações onde é melhor tomar medicamentos alopáticos (químicos) ou até optar por uma operação. . Em caso de uma operação, a medicina alternativa pode ajudar na convalescença. Caso seja necessário tomar medicamentos químicos, com efeitos colaterais, a medicina alternativa pode ajudar o corpo a superar mais rápido tais efeitos, melhorando o sucesso do medicamento tomado.

Vale ressaltar que a medicina alternativa/natural e meramente um apoio para nós próprios nos mesmo curarmos. A verdadeira cura está dentro de cada um de nós.