Make your own free website on Tripod.com


voltar

Defender a sua integridade é preservar a sua dignidade

O primeiro e último adversário de um verdadeiro guerreiro é o seu próprio Ego

 

Aikido

 

O fundador do Aikido

 

Morihei Ueshiba

1883 - 1969

O fundador do Aikido foi Morihei Ueshiba, nascido em 14 de Dezembro de 1883 na prefeitura de Wakayama (Tanabe) como filho único de cinco criança. Ele como criança adorava ouvir as histórias dos grandes e legendários snatos e assim em uma fase de sua vida quase virou monge budista.

O amor pelas legendas fez com que lê começasse a treinar Sumo e natação. Depois de ter terminado a escola ele tentou várias profições, mas logo notou que a sua verdadeira paixão era as artes marciais. Ele estudou o Jujutsu no dôjo Kito-ryu e kenjutsu no centro de treinamento Shingake ryu.

Durante o período da guerra entre Rússia e Japão esteve muito doente. Neste período conhceu sua futura esposa e depois de ter casado com Itogawa Hatsu ele decidiu servir o exercito mas foi recusado por ser pequeno demais. Aí, todo decepcionado foi na floresta treinar arduamente. Quando tentou pela segunda vez, passou com honras todos os testes e serviu na infantaria em 1903. Ele foi tão bom que foi recomendado para a academia nacional militar mas  acabou recusando o convite.

Ele voltou para a fazenda do pai onde o pai tinha montado um dôjo e convidado o grande mestre Takaki Kiyoichi.

Na primaver de 1912, aos 29 anos,  mudou com a família para Hokkaido.

Aqui ele conheceu o granmestre Takeda do Daitoryu Aiki-jutsu.

Depois de um mês ele voltou para Shirataki e montou um dôjo e convidou Takeda para viver la.

Depois da morte de seu pai, ele vendeu todas as terras ancestrais e decidiu mudar para Ayabe e estudar Omoto-ryu e pelos próximos oito anos ele estudou com Degushi Onisaburo, deu aulas de budo e foi chefe dos bombeiros locais.

Aos 40 anos teve várias experiências espirituais que mudaram sua vida por completo.

Ele se mudou para Kyoto e abriu o seu próprio dôjo no destrito Ushigome.

Em 1931 o dôjo Kubokan estava pronto.

Em 1942 ele se mudou para o interior. Pois ele sempre dizia que Budo e o trabalho com a terra (fazenda) são uma e a mesma coisa. Ele se mudou para a prefeitura de Ibaraki no vilarejo Iwama onde abriu o seu novo dôjo e o templo Aiki. É este o lugar que muitos consideram a pátria do Aikido moderno.

Em 1969 ele chama o seu filho e diz que Deus o está chamando. Na manhã de 26 de Abril de 1969 aos 86 anos ele chama seu filho e pede para ele cuidar de tudo e morre. Dois meses mais tarde a sua esposa o segue.

 Ai: significa harmonia

Ki: energia

Do: caminho

 

A genealogia do Aikido

 Para mais informações sobre o Aikido consulte o site em baixo:

http://www.aikidofaq.com/history/genealogy.html