Make your own free website on Tripod.com


voltar

Defender a sua integridade é preservar a sua dignidade

O primeiro e último adversário de um verdadeiro guerreiro é o seu próprio Ego

 

 

Boxe (Pugilismo)

 

Pugilista grego do séc passado

 

Ninguém sabe dizer com certeza quando o Boxe surgiu . Provavelmente ele é uma das mais velhas formas de luta existentes.

Originalmente o Boxe era denominado de pugilismo, da palavra latim púgil (boxeador). O pugilismo é uma se não a mais velha forma de artes marciais da humanidade que prevaleceu todos os tempo . Os mais velhos relatos o datam a 688 antes AC, quando foi introduzido na vigésima terceira olimpíada na Grécia.  Quando o pugilismo foi introduzido já era muito bem estruturado com campeonatos e regras próprias. No começo as mãos eram enfaixadas para não causarem muitos ferimentos e as lutas duravam o tempo necessário até um dos contraentes desistir. A luta era feita num ringue e descalço.

Foi o legendário herói grego Theseus que inventou a soqueira, uma argola de ferro com pregos cobrindo os dedos. Esta arma mortal foi então usada em combates de gladiadores onde sempre somente um saia vivo. É interessante notar que esta arma também foi muito usada na China e em Okinawa quase mil e quinhentos anos mais tarde. Os camponeses okinawenses se utilizavam de uma soqueira de fero para bloquear a espada do samurai ou até quebrá-la enquanto que com o outro punho perfuravam a armadura do mesmo a altura do fígado (baço), pescoço ou da axila. As orelhas em forma de cogumelo são a prova de que na época os pugilistas também faziam o uso da luta livre.

Com a invasão romana da Grécia o pugilismo virou uma atividade bem brutal e espetáculo dos gladiadores causando muitas mortes. O que caracterizava um pugilista era o nariz quebrado, orelha que nem cogumelo e as soqueiras de ferro.

No começo do primeiro séc AC, o uso de soqueira foi proibido por causa de ser brutal de mais e assim o pugilismo como espetáculo de gladiadores terminou.

A palavra Boxe foi introduzida no séc 13 pelo padre St. Bernadino, que descreveu o esporte como: a arte de boxear contra um oponente. St. Bernadino persuadiu os combatentes a lutarem mais defensivamente e somente com os punhos, pois o esporte na época causava um numero alarmante de mortes em cada competição. Assim surgiu o Boxe.

No começo de 1700, o grande duelista e espadachim Jim Figg popularizou o boxe e promoveu na Inglaterra as primeiras competições oficias das quais foi o primeiro campeão. Seu sucessor Jack Broughton,  popularizou o esporte entre a nobreza do país ao tirar dela os elementos mais brutais e cria regulamentos, dos quais se derivou as primeiras leis oficiais de boxe do país: a Revised London Prize Ring Rules. As lutas eram pagas e o vencedor recebia um prémio.

Neste começo as lutas eram executadas sem luvas ou quaisquer proteção e sempre lutadas até a desistência de um dos oponente ou de ambos. Em 8 de Junho de 1889 foi lutada a última luta neste estilo entre Jhon L. Sullivan e Jake Kilraisn.

Em 1860 o notário Marquis de Queensberry introduz um novo regulamento e o uso de luvas, humanizando o esporte eliminando todos as formas de luta romana.

As leis foram:

1. Lutar de pé em um ringe com 24 pés de diâmetro.

2. Técnicas de luta romana não são permitidas.

3. Cada round tem um tempo de três minutos.

4. Em caso de nocaute ou fraqueza, se tem que dar 10 segundos para o lutador tentar se recompor. Se o lutador conseguir se recuperar o round continua e se não conseguir o outro será o vencedor.

5. Um lutador preso nas cordas sem contato com o chão é considerado caído.

6. Ninguém além dos dois lutadores deve entrar no ringue durante a luta.

7. Caso a luta for interrompida o juiz tem que confirmar o tempo e tentar continuar a luta o mais rápido possível a não ser que os treinadores de ambos lutadores decidirem terminar ali.

8. As luvas devem ser de tamanho adequado e da melhor qualidade e novas.

9. Caso uma luva estoure, tem que ser trocada conforme a vontade do juiz.

10. Um lutador com um dos joelhos no chão é considerado caído, e se for ai atingido nesta posição tem direito ao descanso no corner.

11. Não é autorizado o uso de botas ou sapatos com molas.

12. O campeonato deve respeitos ao governo onde for realizado e deve seguir os regulamentos do London Prize Rules.

 

 Atualmente existem muitas federações diferentes, cada qual tendo seus próprio regulamentos.

Em 1893 foi a luta mais longa da história do pugilismo moderno, entre Andy Bowen e Jake Burke, que durou sete horas  e dezenove minutos.

Para diminuir estas longas lutas foi introduzido os quatorze rounds. Hoje se luta doze rounds no peso pesado, em algumas federações somente dez e nos amadores seis. O diminuo do tempo de luta foi introduzido para fazer o esporte mais atrativo e menos perigoso para os atletas.

Como podemos notar, o pugilismo, tem uma tradição muito antiga e cheia de histórias. Foi  criada na Grécia e usada em inúmeras batalhas, virou uma forma muito brutal e mortal de luta dos gladiadores, em especial depois do uso da soqueira. E por fim, que nem com o judô, karate e muitas outras artes marciais, ficou mais humano perdendo vários de seus elementos mortais e acabou virando esporte popular. Mas nem por isso devemos desprezar este sistema, provavelmente o sistema mais velho de lutas da humanidade.

O boxe bem empregado é uma forma muito eficaz de defesa pessoal, que evidentemente, favorece as pessoas de constituição pesada. Mas não nos devemos iludir com o peso, pois, se observarmos a rapidez dos golpes de um peso pena, se direcionados da forma certa nos pontos vitais, pode causar um belo estrago.