Make your own free website on Tripod.com
Kempo e defesa pessoal  Alguns sistemas de defesa pessoal Defesa pessoal é um processo primariamente mental Defesa pessoal é algo cultural Fotos de defesa pessoal

 

Defesa pessoal

 

O que é defesa pessoal?

Você está sentado dentro do carro acorrentado ao acento pelo cinto de segurança e é assaltado. O que fazer, como se defender?

Será que você vai pular por entre o cinto à lá Jeky Can e desarmar o assaltante a lá Segal com chutes a lá Van Dam? Ou será que você vira o terminator III e extermina o Assaltante com um canhão laser?

Você quer saber o que é defesa pessoal em tal momento?

É entregar a sua carteira ao assaltante e pedir a Deus para que ele não esteja tão drogado e acaba matando você com um tiro.

Isto é defesa pessoal. Isto é preservar a sua integridade. O que adianta querer bancar o herói e acabar morto.

Para mim é um crime iludir as pessoas que com um cursinho de fim de semana ou um curso de apenas alguns meses alguém realmente pode aprender um sistema de defesa pessoal. Se alguém que não entende de artes marciais for assaltada, tal pessoa, se tiver a oportunidade, irá com certeza tentar fugir. Agora o pobre do iludido participante de cursinho, em vez de fugir, que seria o sensato, banca o herói de TV e acaba bem faixa preta, todinho de preto, dentro de um caixão, dois metros abaixo da terra.

Se defender não é algo que se aprende decorando alguns golpes. Porque, por mais que você decore a vida nunca será do jeito como você decorou. Decorar golpes é querer aprender uma língua decorando frases sem saber o significado das palavras. No local do treino você treina com colegas e amigos(as) que não querem machucar ninguém. Por isso, tais eventos também são chamados de treino. Na rua, o agressor não é seu amigo de treino e se ele apontar uma faca contra você com certeza ele não está querendo amostra-la ou treinar um novo golpe, e aí a realidade é uma outra completamente diferente daquela no local de treino.

Para se defender tem que se ter em primeiro lugar determinismo e compromisso. Tem que ser capaz de arcar com a responsabilidade por seus atos. Depois disso é que vem técnica, força, treino e exercícios.

Defesa pessoal é em primeiro lugar mental, só depois que vem a força.

A melhor defesa é a defesa que evita o ataque.