Make your own free website on Tripod.com


voltar

Defender a sua integridade é preservar a sua dignidade

O primeiro e último adversário de um verdadeiro guerreiro é o seu próprio Ego

 

 

2. ISSHIN RYU

 

Foi fundando em 1954 por Tatsuo Shomabuku e significa literalmente: O caminho dos corações unidos. A base deste estilo é o Sukunai Hayashi Shorin Ryu do mestre Chotoku Kya e o Goju Ryu do mestre Chojun Miyagi (especialmente a kata Sanchin).

O próprio Shimabukuru falou: „Shorin Ryu é a mãe e Gojin Ryu é o pai deste sistema. Da união dos dois se criou Isshin Ryu".

Primeiramente Shimabukuro nomeou o estilo de Chan Migwa em homenagem a seu mestre Chotoku Kyan cujo apelido era ‘Chan Migwa’ (o pequeno de olhos puxados). Mas mais tarde ele sonhou de uma deusa das águas que voava por cimas dos telhados e lhe deu a ordem de unir seus conhecimentos num estilo próprio. Ele contou este sonho a seu tio Kaneshi que logo pediu ao pintor Nakamine retratar a divindade do sonho. Depois de muitas consultas foi pintada uma deusa metade mulher e metade dragão, que virou o emblema da escola Isshin Ryu. O dragão simboliza Shinabukuro, cujo primeiro nome Tatsu significa homem dragão.

O Isshin ryu incorpora vária katas de diferentes estilos:

Do Shorin Ryu tem as katas Seisan, Naihanchi, Wanshu, Chinto e Kushanku; do Goju Ryu: Seisnchin e Sanchin. Do Kobudo: Tokumine no kon, Urashi-bo, Shishi no kon daí, Kushanku sai, Chatanyara no sai, Bo/bo-kumite e Bo/sai-kumite. A kata Sunsu foi por ele mesmo criada.

Os princípios de seu estilo ele determinou:

1. Fortalecer corpo e mente.

2. Aprender disciplina.

3. Adquirir autoconfiança.

4. Aprende a se defender próprio.