Make your own free website on Tripod.com


voltar

Defender a sua integridade é preservar a sua dignidade

O primeiro e último adversário de um verdadeiro guerreiro é o seu próprio Ego

Escolas de ju-jutsu do Japão

 

O Jujutsu, Judô e comba Judô

-

Quando o judô surgiu não se sabe. O que sabemos é que ele se desenvolveu das técnicas de lutas denominadas conjuntamente de Jujutsu.

O que nós sabemos é que na época Nara (710-184) era comum entre os aristocratas a prática de uma competição parecida ao estilo grego romano e o velho estilo do sumo . Tal estilo é denominado de Yoroikumiuchi e o seu fundador foi Sakaeda Muramaro.

Este velho sistema foi oficializado no séc 15  pela escola Tsutsumihojantyu sendo que seu auge foi durante os séc 11 a 15, o mesmo tempo em que apareceram as primeiras escolas de jujutsu.

Originalmente esta escola visava ensinar samurais a lutarem depois de terem perdidos ou quebrado suas espadas na batalha. Ela visava ensinar derrotar o adversário com jogos e quedas de braço e perna. Para tal caso o sistema se apropriava da armadura dos samurais, que eram cheias de argolas usadas para prender uma peça da armadura na outra. Por exemplo: usava-se o capacete como alavanca. Estas técnicas forma necessárias porque as armaduras eram muito resistentes e socar ou chutar levava na maioria o ferimento de quem socava.

É interessante notar que nas ilhas Ryukyu (Okinawa) se trilhou exatamente o caminho oposto. Todas as técnicas e golpes visavam matar o adversário através da armadura com um só golpe. Tal mentalidade foi passada para o karate e virou lenda do karate moderno.

Com a introdução da arma de fogo, que foi introduzido no séc 16 surgiu a era das armaduras leves (Toyotomi Hideyoshi) e as armaduras pequenas (Kogusoku), e assim surge uma nova necessidade de desenvolver um novo estilo apropriado para a nova situação. Seu desenvolvimento se deve a Takenoushi Hisamori. A lenda fala que em 1532, ele aparece a um monge eremita e amostra seis técnicas de controle e torção de juntas (parecido ao China Kung Fu). O monge conta a um samurai tais técnicas. Esta lenda é ainda hoje a origem da escola de Jujutsu Takenouchiryu.

As técnicas de jujutsu (também denominado de Yawara) tiveram muitas influencias, da China, da Coréia e de Okinawa. Ela se desenvolveu de um lado pela necessidade do samurai se defender em lugares onde não podia usar a espada ou quando não tinha uma espada e do ouro lado, por monges e camponeses guerreiros que tiveram a necessidade de poder-se defender contra a ira, o mal estar, a falta de respeito dos samurais. Em tais épocas, ninguém era seguro se confrontasse um samurai mal humorado.

O 'Nihon Shoki', a crônica do Japão escrita sob a ordem do imperador no ano 720, fala de campeonatos de força (Chkara Kurabe) que foram organizadas na era do imperador Suinin (230 AC), onde é mencionado a arte do Sumo. Esta arte provavelmente não tem muito mais em comum com o sumo e jujitsu atual mas se acredita que ele é o antecessor do sumo, jujitsu, judô moderno e influenciou o Aikijutsu (se acredita que o aikijutsu teve sua influencia do China Shaolin)

Agora, oficialmente é reconhecido como o fundador dos estilos Jujutsu e judô o sistema Takenouchi-ryu fundando em 1532. Foi a primeira escola a ensinar o jujutsu de uma forma metódica e estruturada.

Nos próximo centenários esta arte foi aperfeiçoada pelos samurais como sistema de defesa pessoal (jujitsu). Em 1800 já existiam mais de 700 escolas diferentes de jujitsu. As mais populares foram: takenouchi-ryu, jikishin-ryu, kyushinryu, yoshin-ryu, mirua-ryu, sekiguchi-ryu, kito-ryu, e tenshin-shinyo-ryu; sendo que as duas ultimas escolas foram essenciais para o desenvolvimento do judô.

Com o declino da época dos samurais (1868) as escolas de jujitsu começaram a desaparecer e a arte ficou mal vista entre a população. Para salvar a arte, o jujitsu teve que passar por uma reforma, e assim a arte se transformou em uma forma de educação física. Com o tempo resgatou-se os valores do budo e jujitsu virou um caminho espiritual. Foi graças a Dr. Jigoro Kano ( o pai do judô), que resgatou os velhos valores espirituais da arte, que esta arte perdurou os tempos e acabou dando a origem ao judô.

No sec 19 a arte perdeu muitos seguidores, mas muitos mestres velhos e monges continuaram a praticá-la. Depois da segunda guerra mundial, com o intersse do ocidente pelas artes marciais ela resurgiu. Entre os muitos estilo um se destacou, foi o Hakkoryu Jujutsu que era mais um gonglomerado dos ensinamentos de várias escolas do que propriamente um estilo novo. O seu fundador foi Okuyama Ryuho. Ele foi médico e em sua juventudae treinou na escola Daito Jujutsu, a mesma escola onde o fundador do Aikidô, Ueshiba Morihei, treinou.

Em 1938 ele abriu o seu primeiro dojo que teve que ser feixado depois da guerra por ordem dos americanos. Em 1947 foi reaberto e ele se mudou para Omiya (baiorro de Tokio). Ele treinou até os seus últimos dias, ainda com 80 anos de idade. Ele também foi o treinador de grandes mestres: Mimurodo, Terasawa, Yasuoka. O seu sucessor é o seu filho Okuyama Toshio.

 

 

É de ressaltar que técnicas parecidas ao judô nós iremos encontrar espalhadas pelo mundo inteiro nas mais diversas culturas, na Escócia, entre os índios no Brasil e nos Estados Unidos, na Filipinas, na Grécia, entre os povos Maia e Astecas, na Índia e assim por diante. Em todos esses lugares existem a milhares de anos competições onde dois oponentes mediam forças com o intento de derrubar o aoutro.

 

O fundador do Judo

Jigoro Kano nasceu na cidade litorânea de Mikage, perto de Kobe, no Japão, em 28 de Outubro de 1860. Em 1871 a sua família se mudou para Tókio.

Por cause de ter uma estatura fraca, ele decidiu já bem jovem praticar uma arte para pode se defender melhor. Aos 18 anos começou a estudar jujitsu na escola Tensjin Shinyo ryu sob a liderança de Fukuda Hashinosuke. Este sistema era um sistema suave e leve com técnicas de golpes e chaves de braço e perna.

Depois ele treinou sob Tsunetoshi Iikubo o Kito ryu. Foi neste período que ele começou a sistematizar os ensinamentos que tinha rcebido. Ele também estudou os velhos manuscritos, o I Ching e o Tao Te King de Lao Tze.

Em 1880 ele começou a selecionar as técnicas das diversas escolas e a criar um sistema de educação física que pudesse também favorecer a mente e o espírito. E assim ele tirou as técnicas mais perigosas do sistema.

E assim, em 1882, aos 22 anos de idade, apresenta o seu novo sistema o denominando de Kodokan Judô.

A palavra Kodokan significa: Ko(estudo), do(caminho), kan(lugar). Assim significa o lugar onde se treina o caminho. Da mesma forma temos o Judô: ju(suave, educado) e do(caminho), assim sendo o caminho suave.

Kano estabeleceu o seu dôjo no templo budista Eishoji em Tókio.

Em 1886 teve um confronto entre a escola de Kano e a de um concorrente. Os alunos de Kano facilmente ganharam e o Judô virou assim a artes da polícia e dos bombeiros, se tornando com isso muito polular.

Em 1987 o sitema estava completo.O sistema visava desenvolver o fisco, a mente eo espírito do aluno. Todos os golpes perigosos que nem chutes, socos e chaves de braços e pernas perigosos forma tirados para que possa ser utilizado em competições e campeonatos. Tais golpes somente foram ensinados para os alunos de maior graduação.

Em 1889 Kano viajou para os estados Unidos para promover o esporte.

Em 1982 Judo começou a ficar popular no mundo inteiro.

Em 24 de Julho de 1905, os principais representantes das escolas de jujitsu se reuniram no instituto Butokukai em Kioto para determinarem a forma futura do Kodokan Judô. Eles concordaram que os velhos estilos deveriam ser preservados em Katas.

Em 1907 Gunji começa a ensinar judô no USA.

O imenso valor do exelente trabalho de Kano o rendeu o título do ‘pai dos esportes do Japão’ e em 1935 premio Asahi por sua contribuição para o desenvolvimento do esporte no Japão.

Kano falece de pneumonia no navio Hikawara Maru em 4 de Maio de 1938.

Durante a Segunda Guerra mundial Judo foi ensinado como forma de combate, surgindo o então muito eficas e temido Comba Judo que resgatou as velhas técnicas perigosas do antigo jujutsu.

Depois da Guerra, em 1964 quando Japão foi a sede dos jogos olímpicos, judô foi apresentado como nova modalidade. Mas para chegar até este ponto muitas técnicas originais do jujitsu e do velho judô foram modificadas, alteradas ou até excluídas. Outra modificação foi a introdução das categorias de peso para os campeonatos. No começo muitos mestres se opuseram a tal mudança, mas ela foi essencial para  o judô ser aceito pelo comitê olímpico.

A segunda grande reforma do judô foi o ensinamento de judô para crianças.

Em 1982 se introduziu 65 técnicas que ficaram conhecidas como as 65 técnicas do Kodokan Judô.

Atualmente existem várias escolas de Judô espalhadas pelo mundo inteiro.

 

Para mais informações entre no site:

http://www.judoinfo.com/jhist3.htm