Make your own free website on Tripod.com


voltar

Defender a sua integridade é preservar a sua dignidade

O primeiro e último adversário de um verdadeiro guerreiro é o seu próprio Ego

 

Kempo e defesa pessoal

 

Os três elementos necessários para uma boa defesa e o valor e o significado psicológico de cada um desses três elementos:

Como você pode ver, defesa pessoal é um campo muito vasto e muito complexo. Se defender não significa somente saber bater e chutar.

São três os elementos necessários para uma boa defesa:

  1. Um bom físico. Um corpo forte gera uma mente forte. Um corpo flexível gera uma mente flexível. Por isso o físico é muito importante. Ser forte não significa ser musculoso. Porque não é a quantidade e sim a qualidade do músculo que determina um bom físico. Nós possuímos mais do que 600 músculos pequenos que raramente são treinados. Músculos essenciais para uma boa postura. Um corpo ereto traz uma mente ereta. As maiorias das pessoas treinam os grandes músculos que nem os tríceps e bíceps. Tais pessoas treinam a aparência e esquecem que esses não são os únicos músculos que o corpo possui.

  1. Boas técnicas: Para uma técnica funcionar o corpo (a mente) tem que estar treinado e preparado. Um corpo fraco jamais irá efetuar uma técnica efetivamente. Uma mente fraca irá ter dificuldade em manter os pensamentos organizados e a cabeça fria. A técnica determina o seu modo de pensar. Pessoas que pensam complicado irão procurar soluções complicadas. Na hora de se defenderem irão fazer um montão de movimentos (tanto físicos como mentais). Pois, você sempre irá agir do jeito como você pensa.

  1. Uma boa mente: Esta é a parte mais difícil de ser treinada. È a imaginação, a capacidade de tornar realidade o que se pensou. De realizar o que se quer realizar. Uma boa mente vai mão em mão com uma respiração adequada, com técnicas de visualização, concentração e meditação. Depois de ter treinado o corpo e a mente, de ter aprendido as técnicas é que vem a parte principal: se desapegar de tudo aquilo que se aprendeu para poder re aprender tudo de novo. Desta você será capaz de aplicar o que aprendeu conforme a situação.O mesmo tipo de ataque executado por duas pessoas diferentes, na maioria das vezes, requer técnicas de defesa diferentes. Os (as) dois atacante são diferentes, possuem energias, pensamentos e intenções diferentes, e conseqüentemente, requerem tratamentos diferentes.

 

A importância de uma boa postura no dia a dia 

Uma boa postura diz tudo sobre a pessoa. Imagina você está sentado(a) numa mesa almoçando num barzinho. Na mesma mesa tem uma pessoa também almoçando mas se apoiando com os braços na mesa quase caindo cam a cara no prato de sopa. A mesma pessoa se levanta e se arrasta em direção da porta com aquela cara de quem não espera mais nada da vida. O que voc~e pensaria da pessoa?

Muitas vezes estamos passando por situações difíceis na vida, mas se permanecermos com um corpo ereto, nós permaneceremos com uma mente aberta e uma visão mais ampla do mundo que nos rodeia. A nossa postura expressa o nosso estado ental. e influi o nosso estado mental.

-

A importância de uma boa base no dia a dia 

Como a própria palavra já fala. Base. Tanto o treino da postura como o treino de uma base firme no Kempo fortalecem o caráter e firmam a mente. O que se treina fisicamente influencia a mente e o espírito, e vice versa. Uma boa base significa uma boa base na vida. e uma boa base na vida é estar satisfeito com sigo mesmo(a).

A importância de uma boa mente no dia a dia

O que acabamos de falar acima é válido aqui também. No Yoga treinamos o corpo com as assanas (exercemos do Hata Yoga) para fortalecer o corpo , a mente e o espírito. Para termos uma visão mais ampla e generosa do mundo e de nós. Isso traz harmonia.

A mesma coisa acontece no Kempo. Os exercícios fortalecem a constituição do corpo. Sabendo se defender traz segurança e autoconfiança, que por sua vez trás tranqüilidade. E isso é muito importante hoje em dia. A maioria das pessoas andam com medo. Medo do desemprego, de perder namorado(a), esposo(a), o carro, ser assaltado, assim por diante. Uma boa postura física e mental nos alivia um pouco desse medo e diminui a stress diário.