Make your own free website on Tripod.com


voltar

Defender a sua integridade é preservar a sua dignidade

O primeiro e último adversário de um verdadeiro guerreiro é o seu próprio Ego

 

4. KOJO RYU

 

A origem deste estilo está nas muitas gerações da família KOJO (também conhecida por Koshiro ou Kogusuku) que morava em Kume/Okinawa. Ela foi uma das 16 famílias que imigraram para Okinawa em 1391.

Nas crônicas da família está escrito que por 1700 UEKA-Ta, que também era conhecido por KU Sai, aprendeu na China varias técnicas de uso de armas e técnicas de luta capazes de desarmar inimigos armados ou até destruir suas armas. Depois de voltar para Okinawa ele lecionou para os outros membros da família e desenvolveu o KOJO RYU (KOJO PECHIN) .

KU Sai integrou no seu estilo os conhecimentos de seu pai e passo-lo a 2º geração SHO Sai (1816-1906), que era famoso por suas habilidades com a espada e bo. Junto com novas técnicas o estilo foi passado para a 3º geração ISEI KOJO (1832-1891).

ISEI, acompanhado de seu pai, fez muitas viajem para Fouchou onde estudou os ensinamentos de Confúcio e várias técnicas de armas. Sob a tutela do mestre IWAH, aprendeu o boxe chinês (Sanda) dos templos Shaolin de Fukien. E estes conhecimentos viraram a base do atual estilo Kojo Ryu.

A quarta geração foi KAHO KOJO (1849-1925) que também aprendeu com o mestre IWAH. KOHO fundou em Fouchou a escola MAKABE UDUN na qual treinou Kanbun Uechi, o fundador do estilo Uechi-Karate.

Na 5º geração sensei SAIKYO KOJO (1873-1941) passou o sistema para KAFU KOJO o atual presidente. Atualmente este sistema também é ensinado e representado por Shigeru Koje e Shingo Hayashi.

O sistema Kojo Ryu é constituído de 70% de Luta e 30% de Katas onde são ensinados 6 Katas sem armas e 2 Katas com Bo. Os Kata têm nomes de animais: Hakuryu (dragão branco), Hako (tigre branco) e Hakutsuru (garça branca).

A terceira kata deste sistema incorpora 12 posições que representam os 12 animais do sistema chinês. O Kojo Ryu foi uma base e fundamento importante para muitos estilos de karate e kempo modernos.