Make your own free website on Tripod.com


voltar

Defender a sua integridade é preservar a sua dignidade

O primeiro e último adversário de um verdadeiro guerreiro é o seu próprio Ego

 

 

 

Krav Magá

Imrich Lichtenfeld

Krav Magá foi fundada e desenvolvida por Imrich ("Imi") Sde-Or (Lichtenfeld) nascido em Budapest em 1910 e crescido em Bratsilava na Cheslovaquia, hoje capital da Slovaquia.

Imrich bem cedo começou a treinar vários esportes, entre outros o boxe e as lutas grego romanas onde foi campeão nos pesos leve e médio. Como judeu, com o alastramento do fascismo pela Europa, ele reuniu um grupo de jóvens judeus com experiencia no boxe e lutas grego romanas para defender o seu bairo da invasão de grupos anti semitas. Por causa dessas constantes brigas teve que deixar sua pátria em 1940 junto com sua família e amigos no último barco de refugiados, o Pencho, que por sorte consegui escapar o cerco nazista. O destino era Israel, que na época era chamada de Palestina.

Em Palestina ele ingressou no exercito. Já em 1930 tinha começado a desenvolver um sistema pratico e de fácil aprendizagem, o Krav Maga.

Em 1944 Imrich começou a treinar várias unidades de elite do exercito Israelita e ingressou no exército em 1948 quando o estado de Israel foi fundado.

Na aposentadoria, ele começou a desenvolver o Krav Maga mais orientado para a necessidade civil. E em 9 de Janeiro de 1989 às cinco da manhã faleceu no hospital.

 

O sistema do Krav Maga tem como função primordial ensinar de uma forma simples e muito rápida defesa pessoal. foi um sistema desenvolvido do Boxe e de várias técnicas usadas na luta grego romana, em especial as técnicas não autorizadas em competições.

Este sistema foi por muito tempo denominado como o sistema secreto das forças armadas e da inteligência (Mossad) Israelense.

A grande vantagem no Krav Magá é que não se tem de decorar seqüências (katas) que nem no karate ou outros sistemas de artes marciais.  Muitos denominam Krav Magá como uma arte marcial que é forte no marcial e leve na arte.

O sistema visa usar todos os truques e golpes sujos possíveis. Os movimentos são simples e se apóia no reflexo e instinto da pessoa, no instinto de fugir ou lutar.

O sistema acabou sendo adotado por várias forças policiais e ensinando a mulheres. Em tais casos, por causa de sua constituição mais frágil, o sistema visa ensinar às mulheres a botar toda a sua força no chute usando o pé inteiro para aumentar o contato.

Hoje em dia existem inúmeras escolas ensinando Krav Magá. Várias escolas prometem um aprendizado bem rápido e um mestrado em pouco tempo. Algo que eu acho meio duvidoso. Mesmo um boxeador precisa de alguns anos para ser mestre na arte. Por isso eu acho muito importante para quem está interessado nesta arte de procurar um representante realmente interessado em ensinar e não meramente em ganhar dinheiro.