Make your own free website on Tripod.com


voltar

Defender a sua integridade é preservar a sua dignidade

O primeiro e último adversário de um verdadeiro guerreiro é o seu próprio Ego

 

1. SHORIN RYU

 

Este sistema se desenvolveu das escolas Tomar Te e Shuri Te. A tradução do nome SHORIN significa floresta de pinheiros. Mas de acordo com os dialetos de Shorin e Tomari existem várias interpretações como: BOXE JOVEM, SHAOLIM (dialeto Mandarim). Na tradução Japonesa significa floresta de pinheiros (matsubayashi ou matsuhayashi). Em Naha é também denominado de SHOREI.

O Shorin ryu é a junção de várias escolas existentes na região de Shuri e Tamari provenientes da China dos estilos dos mestres IWAH e WAI SHINZAN.

O Shorin (Shorei) tem três linhas principais: Shobayashi ryu, Kobayashi ryu e Matsubayashi ryu.

Existe uma quarta linha menos conhecida fundada por Hohan Soke, o Matsumura Orthdox. O estilo shorin é um estilo cheio de esguiches e fintas que deixam o oponente incerto do que irá acontecer. Por isso este estilo se amostrou muito adequado para pessoas pequenas, fracas, crianças e mulheres que não podiam usar o seu peso corporal como arma. Mas as suas katas e posturas são altas e os chutes são executados na altura Chudan.

SHBAYASHI RYU:

O primeiro mestre deste estilo foi Chotoku Kyan que foi aluno de Yasutune Itosu. Um dos alunos de Chotoku Kyan foi o fundador do Matsubayashi Ryu, Shoshin nagamine e Eizo Shimabuku.

KOBAYASHI RYU:

O primeiro professor deste estilo foi Chosin Chibana, também um aluno de Yasutune Itosu. Em 1956 Chiana foi o primeiro presidente do Karate Do Renmei Okinawa e em 1961 foi presidente do Shorin Ryu Karate Kyukai Okinawa.

Kobayashi Ryu foi fundado por Joen Nakazato, Kensei Kanashiro, também um aluno de Chosin Chibana fundou mais tarde o Tozan Tyu. A diferença do Kobayashi Ryu para o Shobayashi Ryu está na arte de escrever o Kanji (letras) causando um diferente pronunciamento para o mesmo nome. Também existem pequenas diferenças nas interpretações das Katas.

Os Katas são: Pinan 1 a 5, Naihanci 1 a 3, Kusanku Daí e Sho, Passai Daí e Sho, Chinto, Kusanku .

O estilo Shorin Ryu de Matsumura não é idêntico ao sistema principal de Shorin Ryu de Okinawa

GOKUKA-NA KARATE:

Este nome significa Karate Schaolin para a proteção da pátria, e foi o primeiro sistema de okinawa Karate fundado pelo mestre Shurite Sensei Sokon Matsumura.