Make your own free website on Tripod.com


voltar

Defender a sua integridade é preservar a sua dignidade

O primeiro e último adversário de um verdadeiro guerreiro é o seu próprio Ego

 

O Tamashiiryu

O Wing Chung O Boxe O Savate O Street Fighting
    O Krav Magá    

 

 

Alguns sistemas de defesa pessoal

 

Ensinar um sistema de defesa pessoal é uma atividade muito espinhosa.

Outrora eu estava no posto de gasolina quando um dos moços que estava trabalhando lá se aproximou de mim e me perguntou quanto tempo duraria um curso. eu perguntei: Curso de que?

Ele respondeu: Curso de defesa pessoal.

eu pensei um tempo e perguntei: Para que?

E ele respondeu: Para poder trabalhar como segurança.

Aí eu perguntei: Quanto tempo queres aprender?

E ele: eu estava pensando em três meses.

Aí eu falei: então compre uma arma e vaia aprender a atirar direito, que é melhor assim.

 

Eu peguei um susto. O cara queria aprender defesa pessoal, receber um diploma e depois trabalhar como segurança pessoal. E isso tudo depois de três meses. Coitado da pessoa a ser protegida.

Defesa pessoal não é algo que se aprende em alguns meses, por mais excepcional o sistema for. Quem afirma isso está brincando com a vida das pessoas. Isso é crime.

Imagine, um pobre coitado treina por uns meses, compra a ilusão que sabe algo, sair por aí todo confiante, e num caso de perigo, em vez de fugir, o que qualquer um faria, enfrenta e morre. Aí ele recebe definitivamente sua faixa preta, eternamente.

Quanto tempo você precisa para aprender a falar uma língua nova? E agora você quer aprender a agir completamente diferente do que sempre foi acostumado a agir em menos do que três meses?

O treino de artes marciais recondiciona a nossa mente. É como querer escrever com a mão esquerda se você for destro. Você tem que adquirir habito. E isso não se faz em três meses, nem em um ano, em especial quando se quer proteger uma outra pessoa.

A defesa pessoal exige de você determinismo e conseqüência, a acima de tudo humildade. é muito mais fácil fugir do que ser vaidoso e morrer estupidamente. A melhor forma de  segurança  evitar o confronto do que dar uma de herói.

Nós não devemos esquecer que todos os filmes de ação e de guarda costas, policiais e gangster, são meramente ficção, o sangue é tinta ou catchup, ninguém morre e os atores ganham uma tremenda grana.

A realidade é outra e requer muito mais responsabilidade do que um curso de três meses ou até mesmo de um ano.

A vaidade é o nosso pior inimigo, e depois vem a ilusão de querer imitar o que estamos acostumados a ver (em cinema). A bala é real, e ninguém está no matrix para poder desviar delas.

Toda defesa pessoal começa primeiramente na mente, na personalidade, no caráter e só depois é que vem o físico. E para mudar a mente de uma pessoa, seus costumes de pensar, seus hábitos, para isso você precisa de tempo e amadurecimento. Por isso, a maioria dos sistemas sérios exigem  uma média de cinco anos de treinamento para poder  adquirir a faixa preta (o diploma). E é  esse o diploma que afirma  a pessoa  para ensinar o que aprendeu, é a prova de que ela  terminou o treinamento básico. A faixa preta não é o fim e sim um passo, o primeiro passo para um longo aprendizado, porque ainda tem a pós graduação. Agora, quem não tem faixa preta não deveria abrir academias e dar aulas, em especial aulas de defesa pessoal. Quem faz isso está brincando com a vida de outras pessoas.