Make your own free website on Tripod.com


voltar

Defender a sua integridade é preservar a sua dignidade

O primeiro e último adversário de um verdadeiro guerreiro é o seu próprio Ego

 

Wadoryu

Wadoryu foi fundado por Ohtsuka Hironori (1892-1982). Em sua juventude ele treinou Yoshin Ryu ju jitsu, do qual recebeu depois de 24 anos de treino o titulo de mestre. Sob a tutela de Nakayama Hironori (1870-1933) treinou kendo e Shindo Yoshinryu jujutsu.

Ele começou a treinar com Funakoshi (o fundador do Shotokan karate) em 1922 em Tokyo. Também aprendeu karate de Mabuni Kenwa (fundador do estilo Shitoryo karate, 1889-1952), e de Motobu Choki (1870-1944), e ficou junto com Funakoshi até 1935.

Quando ele começou a treinar com Funakoshi o karate ainda não era reconhecido no Japão como uma arte de luta. A maior autoridade de artes marciais da época, sensei Kano, disse que no karate jitsu (como era o karate denominado na época) faltava o ataque. Aí Ohtsuka desenvolveu lutas préorganizadas. No mesmo ano ele junto com Funakoshi publicaram as fotos num livro demonstrando o novo estilo de treino. Em 1928 Ohtsuka se tornou treinador principal do dôjo de Funakoshi em em 1930 foi apontado como mestre do dôjo Meishojuku.

A este ponto, sensei Ohtsuka criou o Wadoryu se baseando nas nove katas principais, tendo técnicas evasivas do Yoshin-Ryu, e técnicas de remeço e chaves de braço e pernas do jujitsu.

Em 1934 os principais estilos de karate foram registrados oficialmente no Daí Nippon Butoku Kai (all japan martial arts federation). Os quatros principais estilos foram: Wadoryu, Shotokan, Gojuryu e Shitoryu.

Em 1944 foi convidado para ser o chefe instrutor de karate no Japão. Em 1950 ele foi o pioneiro da luta livre com parceiros. Do imperador do Japão recebeu a mais alta condecoração recebida por um karateka, o Kun Goto Soukuo KyoKujujitsu Show e o titolo de Meiji. Em 1981 se retirou e passou o título para seu filho.

O estilo Wadoryu é uma combinação dos estilos de karate treinados no Japão e dos velhos estilos de Okinawa.

O nome Wadoryu significa:

Wa: suavidade, harmonia.

Do: o caminho.

Ryu: escola.

A palavra Wa em algumas ocasiões é usada como sinônimo de jujutsu (como no Shorshouryu Yawara jujutsu).

Alguns dizem que Otsuka derivou seus movimentos economicos da observação do movimento de pessoals idosas,  da sintese do racionalismo com o funcionalismo dos movimentos. Otsuka teve como base uma mistura do karate de Funakoshi com técnicas de jujutsu e de kempo okinawense. O resualtado foi um estilo onde os movimentos são usados economicalmente e que inclui muitas formas do Tai-sabaki.

Os movimentos mais ergonomicos e a acentuação do uso da cintura faz com que o Wado ryu tenha muito elemenos parecidos ao Aikido, Kendo e Jujutsu.

Um bom site é: http://www.wadoryuworld.co.uk/, onde dá para abaixar vídeos das katas do wado ryu.