Make your own free website on Tripod.com

voltar

Observando a postura de tiro pode-se determinar o caráter do arqueiro

"ditado Coreano"

 

O que tenho que saber antes de comprar o meu primeiro arco composto

 

Comprando o seu primeiro arco:

 

Na maioria das vezes quem vai comprar o seu primeiro arco composto antes aprendeu a atirar com um arco recurvo na escolinha de tiro e portanto é natural que existe uma pequena dúvida quando se troca de arco .

E portanto aqui vai umas dicas para facilitar sua escolha na hora de comprar um arco composto:

1. Qual fabricado?

 

Todas as marcas hoje em dia são boas, porque se elas não fossem boas não mais estariam no mercado. A única coisa que se deveria prestar atenção é para que o comerciante que vende o arco respeite e honra as normas de garantia do produtor. Mas em geral os arcos de ponta de todas as marcas são muito parecidos na qualidade, só muda o visual.

 

2. Qual o modelo a ser escolhido?

 

Aqui temos a escolha .... e que escolha.

Você vai ter arcos de diferentes tamanhos: 30, 34, 36,38, 42, 45 e todos os outros tamanhos entre estas medidas.

Você irá encontrar roldanas: roldanas redondas, soft cam, hard cam, hybrid cam.

Você terá vários let offs: 55% 65%, 75%, 80%.

 

Por fim, a escolha e a decisão será sempre sua. Mas entenda que cada um destes arcos foi produzido para satisfazer necessidades específicas. Poratnanto antes de decidir qual será o seu arco você tem que decidir para que você quer um arco, que tipo de competições ou práticas você precisa do arco.

 

Em geral, esta escolha se divide em duas opções:

1. Target , prático a tiro ao alvo a distancia com distancias prédeterminadas.

2. Caça (field) com distancias não determinadas.

 

e para tal existem dois fatores básicos que vão determinara que arco serve para que modalidade:

Os dois fatores são:

O tamanho do arco

E o brece height (a distancia do punho para a corda),

e de acordo com estes dados se vai determinar se o arco é mais adequado para uma ou outra prática.

 

Em regra um arco genuinamente target (para prática de tiro em alvos fixos) tem um tamanho (comprimento) de 38 polegadas no mínimo e um brace height acima de 7 polegadas.

A razão de se falar genuinamente target é porque existem fabricantes de arcos que simplesmente repintam seus modelos de caça e os denominam de targuet somente para poderem vender mais arcos. para evitar erros simplesmente confira o comprimento e o brace height do arco.

The reason I say ’True’ is because some bow models offered are just nicely coloured

 

Já arcos genuinamente de caça costumam ser menores chegando a ter só 30 polegadas de comprimento e um brace height de 5 polegadas.

 

Como podemos ver, cada modalidade requer seu arco específico, por isso é muito importante de determinar a modalidade antes de comprar o arco.

 

Arcos com um brace height menor são mais difíceis de atirar e se inclinam mais fácilmente mas em compensação são mais rápidos. Por isso em competições de field (no mato, em campo aberto onde não se tem distancias predeterminadas) muitos tiros são perdidos por causa de uma estimativa errada, fazendo com que a flecha atinja acima ou abaixo do alvo. Se o arco for mais rápido tal variação dai diminuir e assim aumentar a pontuação.

 

Já no caso de distancias pré determinadas a pontaria é que vai determinar o sucesso e a vitória e pequenos desvios devido a uma inclinação lateral do arco vão fazer com que a flecha acerte o nove em vez do dez.

Um bom arqueiro pode sem problema atirar muito bem com um arco rápido e com um brace height pequeno, mas sua técnica tem que ser excelente para poder atingir os mesmos resultados com um arco cujo brace height é maior.

 

Seria um erro para iniciantes querem imitar arqueiros de ponta e logo comprarem um arco igual sem o aconselhamento de um técnico.

 

 

Let Off:

 

O let off é a redução de força na corda depois de se ter puxado a corda totalmente. esta redução varia entre 55 a 80 % da potencia do arco. ela possibilita ao arqueiro a segurar por um longo tempo a corda na e mirar bastante antes de soltá-la. Por exemplo, um arco com 60 libras e um let off de 65% teria uma potncia na corda em sua puxada total de meramente 21 libras.

 

Quanto maior for o let off mais fácil será segurar o arco, mas ao mesmo tempo aumenta a torção do arco. Por tanto se aconselha a nunca ter um let off acima de 70%.

 

Tamanho do arco:

Como regra geral se aceita um comprimento de no mínimo de 38 polegadas como ideal para a modalidade target. Arcos mais longos vão mão em mão com arqueiros que tem uma puxada maior, e com um brace height maior. E é exatamente o brace height que é o elemento mais relevante no arco, mesmo o comprimento do arco fazer um papel importante.

Do outro lado é aceito que arqueiros que tem uma puxada de 27 polegadas ou inferior atirar com arcos mais curtos (não necessariamente, mas podem). Porque em tais casos o angulo da corda será o mesmo que com arqueiros que tem uma puxada maior atirando com arcos mais longos. Quanto maior for a puxada maior será o angulo da corda, isso é o angulo que a corda faz em relação as suas extremidades (ponta das laminas). Em caso de se usar um arco mais curto, se ganha mais velocidade que no caos de puxada mais curtas seria um benefício.

 

Quanto maior for a puxada maior será o tempo que a corda empurra a flecha. O mesmo vale para o brace height: quanto menor ele for maior ´será a distancia entre arco e puxada final isso aumentando o tempo em que a corda empurra a flecha que por sua vezz aumenta a velocidade da flecha.

 

 

3. Qual peso se deve ter no arco?

 

Ideal é ter um arco iniciante onde se pode regulara e aumentar a libragem do arco assim se pode começar a treinar com poucas libras e pouco a pouco aumentar a libragem sem excede os 60 libras que é o máximo permitido em campeonatos.

A razão para tal é:

i) No composto normalmente a potencia é bem maior que no recurvo e no começo os músculos não estão preparados para puxar tal potencia, mesmo sendo o let off uma grande ajuda, o pico de potencia tem que ser superado na puxada e se tal for muito grande pode causar lesões graves.

ii) Em alguns modelos, quando se encurta a puxada nas roldanas o arco tende a perder potencia, se você comprou um arco já fraco demais e tem que diminuir o seu tamanho aí você não terá como substituir a perda de potencia e será obrigado a comprar um novo arco. Fora disso você sempre precisa de uma margem para cima e para baixo para acertar o seu arco.

 

4. Qual o tamanho da puxada?

 

O elemento mais importante que se deve observar quando se troca do recurvo para o composto é o tamanho da puxada.

DIFERENTE DO RECURVO, NO COMPOSTO PARA SE PODER ATIRAR BEM E CONSTANTE SE TEM QUE TER UMA PUXADA PREDETERMINADA. Puxando de manos ou demais a corda irá somente afetar a performance do arco. Um composto é regulado para uma puxada determinada, já no recurvo se regula o arco para uma potencia determinada. 

No composto é importante que se ancore sempre no mesmo lugar, e a ênfase é no tamanho da puxada. e o seu ponto de ancoragem vai ser diferente quando você usa um gatilho do que quando usa os dedos, e mesmo sendo o ponto de ancoragem parecido a sua puxada no composto será menor do que no recurvo por aproximadamente meio a uma polegada.

No arco composto você deveria sempre ancorar numa distancia predeterminada e não puxe a corda até o ponto que o arco gostaria que você ancorasse.

E antes de comprar você deveria verificar a reputação do vendedor. caso você decida comprar um arco usado verifique se a marca ainda está no mercado e se á possibilidade de ter partes sobressalentes caso algo quebre no seu arco.