Make your own free website on Tripod.com


voltar

O mundo é muito mais complexo do que podemos imaginar, por isso deveríamos observar cada momento que nem um neném.

 

Dôjo

 

Dôjo é o lugar onde se treina. O Dôjo é um remanescente dos velhos tempos, onde era também ensinado kempo em templos e monastérios.

Tais lugares eram usados tanto para a prática da meditação como a do treinamento de kempo. Eram as salas maiores dos templos, onde o altar era montado e onde todos os devotos e adeptos se reuniam para rezar e meditar.

A tradição prevaleceu. O Dôjo era e é um lugar sagrado. O Dôjo não é um lugar qualquer que se entra com o calçado da rua, desrespeitando-o fazendo qualquer besteira. O Dôjo é um lugar para praticar introspecção.

O aluno ao vestir a roupa de treino, ele automaticamente entra num determinado estado de consciência. É uma forma de condicionamento necessário que ocorre inconscientemente. É um condicionamento necessário para o aluno poder esquecer o cotidiano e se concentrar no treino.

Ao entrar no Dôjo, o aluno cumprimenta o Dôjo assim respeitando o lugar. Cumprimentar um lugar é um ato shamânico que provem de uma época onde se acreditava que cada lugar tinha um espírito próprio e era habitado por entidades e seres espirituais. Ao cumprimentar o lugar se cumprimentava o espírito do lugar, os seres que o habitam e se pedia pela autorização de poder usar tal lugar. Ao cumprimentar o lugar se cumprimenta a linha (RYU) da escola, os ancestrais e os ensinamentos.

Depois do treino, se despede cumprimentando o local de novo. Com este ato os shamanos agradeciam ao local e as entidades por terem podido usar tal lugar. É uma forma de agradecer ao espírito da escola que sempre está presente quando se treina seu sistema, apoiando e inspirando os mestres (SENSEI) e os alunos (DESHI). Na Bíblia está escrito que Jesus Cristo falou: „Quando dois ou mais estão reunidos falando(rezando, pensando, meditando) de mim, eu estarei presente".

Por isso o Dôjo é um lugar muito especial e não é um lugar qualquer usado para treinar um pouco ou para praticar esporte. Kempo não é esporte. Dôjo não é uma sala de educação física e SENSEI não é professor de educação física.