Make your own free website on Tripod.com


voltar

Defender a sua integridade é preservar a sua dignidade

O primeiro e último adversário de um verdadeiro guerreiro é o seu próprio Ego

O golpe (defesa) para cima (Age Uke)

Uke significa defesa e Age, para cima.

Na realidade esta expressão significa nada mais e nada menos do que: levantar o antebraço.

É um grande erro pensar que esta técnica se restrita meramente a uma defesa contra um soco desferido á altura da cara. Na realidade tal defesa nunca funcionaria.

Por exemplo: tentar se defender de um jab. A velocidade do golpe do jab é muito mais rápida do que a velocidade de levantar o braço á altura dos olhos para defender o jab e levantar assim o punho do adversário acima da altura da cabeça.

O Age Uke é executado (no caso do punho direito) levando o punho direito o lado da cintura e depois levantar rapidamente o antebraço paralelamente ao corpo até a altura da cabeça. Este é um golpe relativamente longo e por isso lento, já que a sua trajetória e longa, e portanto inadequado para defender um golpe reto em direção á cara. Tal defesa só funciona se o adversário cooperar e for amigo. Porque ninguém desfere somente um soco e depois espera o que vi acontecer. Na rua, quem desfere um soco logo em seguida desfere o próximo. Se eu usar o Age Uke para meramente me defender eu nunca conseguirei atacar, porque o movimento do Age Uke exige muito tempo assim impossibilitando que eu me prepare adequadamente para um contra ataque. Fora disso com certeza depois do segundo ou terceiro golpe adversário esta técnica de defesa irá falhar devido a sua lentidão.

Uma boa defesa (Uke) tem que funcionar nas mais diversas situações e não somente numa situação pré determinada e pré estabelecida.

Classicamente o Age Uke é executado recuando-se com uma das pernas e ao mesmo tempo (enquanto a  altura do corpo é abaixada) levantando o braço para cima. Alguns ainda usam este golpe como defesa contra um golpe que vem de cima, que nem um soco martelo (Tetsui Uchi).

Bem, também não funciona muito bem. Imagina que o adversário esteja deferindo o golpe de cima para baixo com um cassetete. Será que faria sentido defender o cassetete com o antebraço? Ou seria mais sensato desviar o corpo do golpe? E depois atacar a goela do agressor com um Age Uke.

 

O Age Uke é uma excelente forma de defesa e ataque se for entendido direito. Para tal precisamos entender a essência do seu movimento, que é muito simples: levantar o ante braço. Só isso.

Agora podemos começar a aplicar tal princípio nas mais diversas situações. Tente. Se alguém for atacar com um round punch (soco cruzado), simplesmente levante o braço. Se você ficar parado e se virar ligeiramente na direção do soco adversárioo o braço automaticamente irá defender o soco. Ou, se você der um passo para a frente você irá acertar a cara do adversário com o antebraço. Tão simples é a técnica. Somos nós que tentamos a hora toda complicar as coisas.

Esta técnica pode ser usada contra um golpe de judô evitando você ser jogado. Ela pode ser usada como o preparatória para um golpe de Aikijutsu ou Chi Na. Suas aplicações são várias e tudo vai depender da situação.

Se nós nos limitarmos a uma só aplicação nós limitamos a nossa própria vida empobrecendo-a e restringindo-a a uma fração do que ela realmente poderia ser.

A arte do Karate é dinâmico, o Karate é vida e por isso não deve ser restringido, quem o restringe não o entende.

Pensar que se pode usar somente uma forma o Age Uke é falta de fantasia e falta de entendimento e conhecimento.

Deste princípio básico: levantar o antebraço, se desenvolveram várias técnicas, que acabaram recebendo nomes próprios assim empobrecendo o Karate.