Make your own free website on Tripod.com


voltar

Defender a sua integridade é preservar a sua dignidade

O primeiro e último adversário de um verdadeiro guerreiro é o seu próprio Ego

 

Shitoryu

O estilo shito Ryu Karate-Do é um dos mais praticados estilos de Karate-Do. Foi fundado por Kenwa Mabuni (nasceu em 14.11.1889,  em Shuri na ilha de Okinawa) sendo o décimo sétimo descendente do feudal Onigusuki, um guerreiro legenário do reinado Ryukyu (velho nome de Okinawa).

Na idade de 13 começou a treinar o Shuri-te também denominado de Shorin-te, com o famoso mestre Yasutsune (Anko) Itoso (1930-1915) que foi aluno do mestre Soko Matsumura (1792-1887). Desta escola também surgiu Gichin Funakoshi (1886-1957) o fundador do estilo Shotokan.

Aos 20 anos começou a treinar Naha-te também denominado de Shorei-te, sob a tutela do mestre Kanryu Higashionna (Higaonna) (1853-1915) junto com seu amigo Chojun Miyagi (1888-1953) o fundador do Goju-ryu.

Depois de ter terminado seus estudos e o serviço militar ele ingressou na polícia. Uma atividade que lhe proporcionou visitar toda a ilha de Okinawa e  aprender o Karate-Do, também conhecer várias outras linhas e estilos que eram denominadas de Ryukyu_Kobudo. Foi aluno de Seisho (Kamadeunchu) Aragaki (1840-1918) que ensinava um estilo Naha-te semelhante ao do mestre Kangry Higashionna. Dele ele aprendeu as katas Unshu, Sochin, Niseishi, Arakaki-sai e Arakaki-bo como o bo-jujutsu do mestre Soeihi e Sai-Jutsu do mestre Tawada.

Nos anos 20 ele ensinou junto com mestre Choju Miyagi (Naha-Te), Choyu Motobu (Shuri-te o estilo da casa real de okinawa), Chomo Hanshiro e Juhatsu Kiyoda na famosa Ryukyu Tode Kenkyu-Kai (Centro de pesquisas de Okinawa). Aqui ele aprendeu do mestre Wu Xiang Gui (Go Kenki) o estilo de Kung fu da garça branca e as técnicas Pangai-Noon (forte-suave).

Depois do karate ter sido introduzido oficialmente no Japão por Funakoshi, ele viajou várias vezes ao Japão.

Ele passou muitos anos viajando e treinando o seu principal aluno Koyo Konishi (fundador do estilo Jinen-ryu karate-Do) em em 1929 se mudou definiotivamente para Osaka onde abriu um dôjo.

O seu estiol, o Shito ryu se baseia nos dois estilos de Okinawa: o Shuri te e o Naha te. No nome Shito estão as iniciais dos seus dois grandes mestres: Shi=alternativa pronuncia da silaba Ito de Itoso; e To corresponde a Higashi de Higashionna.

O estilo apresenta técnicas redondas e desvios com ataques laterais e com muita mudança de postura de posições baicha a rápidas. O Shito ryu possui 60 katas derivadas dos principais estilos de Okinawa, do Kung Fu e do  Bai-he-quan.

Os cinco princípios de desvio do Shito Ryu:

  1. Rakka, segurar uma flor: (também pode ser expressa como Ochibana). Significa usar um bloquei forte e sem desvio em caso que não se tem a possibilidad de desviar do golpe.
  2. Ryu-Sui, o fluxo da água: o princípio é redecionar o ataque do adversário. Seus movimentos são que nem o fluxo da água.
  3. Kusshin, dobrar o corpo: O princípio é desviar do ataque torcendo o corpo na cintura.
  4. Tan-I, mudança da posição durante o desvio: neste princípio se desvia da direção do ataque.
  5. Hangeki, retribuir o ataque: este princípio significa atacar no mesmo tempo que o adversário ataca.