Make your own free website on Tripod.com


voltar

Defender a sua integridade é preservar a sua dignidade

O primeiro e último adversário de um verdadeiro guerreiro é o seu próprio Ego

 

 

Street-Fighting

 

O street fighting é mais a denominação (terminologia) de um tipo de mentalidade do que propriamente de um estilo. Mas por ser assim tão usado como se fosse um estilo eu o inclui aqui como estilo.

Street fighting significa luta de rua. Portanto, pode significar todos os estilos que visam técnicas de defesa pessoal.

Para podermos entender o desenvolvimento do Street fighting nos USA, temos de levar em consideração que o esporte de artes marciais mais popular e mais praticado nos USA é o boxe. Do Boxe se desenvolveu o Kickboxing (chute boxe) que teve sua grandíssima propagação por Chuk Noris.

Só que o chute boxe se desenvolveu no meio competitivo, sendo que muitas técnicas proibidas foram mantidas fora do sistema, que nem chutes nos órgãos genitais e assim por diante.

Com a popularidade de campeonatos mais realistas onde era autorizado o contato direto, sistemas mais violentos se tornaram populares. Nos USA ingressou o tai boxe e o Mutai, no começo as formas mais amenas e por fim as formas mais brutais onde se pode usar cotovelo contra nuca e assim por diante.

Isso foi alimento para a popularização de um sistema de luta baseado na tradição americana, e o street fighting se estabelece.

Atualmente várias escolas se denominam de street fighting para enfatizar o seu lado marcial. Alguma delas são  escolas que ensinam o Jet Kun Do de Bruce Lee.

O que característica a maioria das escolas de Street Fighting é a combinação de técnicas de boxe e chutes baixos visando os joelhos e os órgãos genitais. Fora dos socos se emprega muito o cotovelo e a cabeçada em curta distancia, especialmente no clinche.

O sistema é muito variado e muito popular nas forças armadas dos USA.

É evidente que todo sistema cresce com o tempo e vai ganhando novas técnicas. Isso é o natural das coisas. E conseqüentemente que o street fighting vai ganhando novas influencias e enriquecendo com o tempo.

O sistema é muito recomendável para pessoas de porte forte e que gostam do boxe. Ele se basea em técnicas e aplicações diretas que nem no boxe e chute boxe e portanto não possui katas (seqüências).

O street fighting possui vários representantes famosos que tiveram muita boa apresentação em campeonatos de vale tudo. Nos USA é muito divulgado e usado por muitas escolas dos mais variados estilos. Aqui seria interessante dar uma olhada no Savate  e Krav Magá.