Make your own free website on Tripod.com


voltar

Defender a sua integridade é preservar a sua dignidade

O primeiro e último adversário de um verdadeiro guerreiro é o seu próprio Ego

 

 

O golpe de dentro para fora (Uchi Uke)

Uchi Uke é uma defesa efetuada de dentro para fora. Se leva a mão direita para o lado esquerdo da cintura e usando o cotovelo como base de rotação se levanta o antebraço para fora mantendo o cotovelo no mesmo local. Esta técnica é usada para defender um soco em direção á barriga. é mais um equívoco.

Eu não sei quem determinou esta aplicação de um técnica tão eficaz e poderosa. Se a for usar da forma clássica, nada conseguirei, Porque ela somente funcionará se o adversário antes anunciar que tipo de golpe ele irá executar. O pior ainda que muitos aplicam esta defesa dando ainda um passo para trás, isso impossibilitando totalmente um contra ataque.

Isso me deixa muito triste. O Uchi Uke é uma técnica devagar e assim deveria ser executada. Se você a usar com força use-a como um golpe em direção ás costelas do adversário depois dele ter desferido o golpe. Neste caso você se desvia do golpe simplesmente virando um pouco a cintura sem ter que dar um passo lateral, isso fará que você fique bem perto do adversário, e assim, terá a distancia certa para aplicar o golpe.

Se usarmos o Uchi Uke da forma mais lenta, ele pode ser executado de mão fechada ou aberta. Se for executado de punho fechado, de novo temos que desviar o corpo do soco usando o Uchi Uke como uma forma de cunha. O Uchi Uke não bate fortemente no braço adversário, nesta técnica você mantém a posição final do golpe deslizando pelo braço adversário para depois efetuar um Tsuki (soco) em direção ao nariz ou goela do adversário.

A outra possibilidade é usar este golpe com a mão aberta, neste caso temos a mão para controlar o braço do adversário assim podendo em seguida efetuar um chave de braço.

Nem sempre o Karate tem que ser rígido e violento. Muitos golpes são usados para preparar (posicionar) o adversário para o abate final.

Se eu usar o Uchi Uke da forma tradicional, e isso significa, com toda força defendendo contra um soco, se o adversário tem conhecimentos de Ving Tsung ele irá ficar contente porque no momento em que a minha defesa tocar o ante braço dele, ele irá soltar o antebraço e projetar o cotovelo para frente usando o cotovelo como pivô, e logo em seguida ele irá desferir um golpe com a mão aberta em direção a minha garganta. Assim, com a minha ação violenta estarei possibilitando ao adversário uma melhor posição de ataque e ao mesmo tempo me impossibilitando de contra ataque ou de posterior defesa. E isso não faz sentido.

Uma técnica tem que funcionar também contra outros estilos e não somente contra golpes conhecidos no Karate.