Make your own free website on Tripod.com

voltar

para arco recurvo

voltar

para o arco instintivo

voltar para

página sobre treino básico

Observando a postura de tiro pode-se determinar o caráter do arqueiro

"ditado Coreano"

Bem vindos ao arqueirismo

Se você for um novato no esporte esta é procurando por um arco para começar o esporte está é a página certa para começar.

Existe uma imensa variedade de material na internet, e com certeza você ficou um pouco confuso. Bem, em base, o primeiro arco que escolhemos é o arco escola.

Basicamente existem duas alternativas:

Os arcos fabricados pela marca Rolan feitos de policarbonato; e os fabricados pela Ragim ou pela Samick ambos feitos de madeira. As lâminas em todos estes arcos são praticamente as mesmas, só muda o nome do fabricante.

Portanto, o primeiro arco geralmente é um destes arcos, que também são denominados de arcos escolas, por serem os  arcos mais acessíveis de uma qualidade aceitável no mercado.

Depois de ter adquirido o conhecimento básico é que se deve procurar pela modalidade e arco definitivo (ou pelos menos para o próximos tempos).

Os próximos arcos já são mais sofisticados e vão variar conforme a idade do arqueiro. Aí temos arcos iniciantes, intermediários e profissionais tanto para a modalidade barebow, recurvo olímpico ou composto.

Agora, uma vez possuindo um arco recurvo, para podermos atirar com ele temos que saber como armá-lo direito. os arcos compostos já vem armados e nunca são desmontados. Já com os recurvos temos que desarmar o arco senão as laminas perdem a potencia se ficarem por muito tempo sob tenção (armados).

E assim, nesta página iremos aprender como armar certo um arco recurvo (olímpico). Existem inúmeras formas diferentes de armar um arco, mas a mais simples é aquela em que usamos a ajuda de um armador. um armador é uma corda que prendemos em ambos os lados do arco:

Como armar o arco

Você está de frente ao seu arco. Você pode notar que ele é constituído por dois elementos, a empunhadura (a parte do arco que você vai segurar com a mão), as laminas (são duas, sendo a lamina onde está escrito as especificações do arco como potencia e tamanho é colocada no encaixe inferior do arco, e a outra no encaixe superior do arco).

1 passo: identifique as laminas superiores e inferiores, e a posição do arco.

As laminas inferiores tem nelas escrito a potencia e o tamanho das laminas.

2 passo: encaixe as laminas nos encaixes do arco.

No caso do arco escola, as laminas são parafusadas no arco para garantir mais segurança. Aperte bem os parafusos e evite que eles fiquem soltos. Faça isso com abas as laminas.

Agora não exagere apertando de mais, para não danificar a laminas. 

3 passo: Botando a corda.

A corda tem em cada ponta um laço, que é usada para prender a corda nas extremidades das laminas. No centro da corda, uma parte é enrolada por uma outra corda para dar estabilidade á corda e nessa parte está posicionada o apoio da flecha, que é denominado de nock point. O nock point é posicionado na corda assimetricamente, dividindo a parte reforçada da corda em dois pedaços, sendo que o pedaço menor aponta para a parte superior do arco (lamina superior) e a parte maior aponta para baixo.

Passe o laço superior da corda completamente por cima da lamina superior até 1/4 do comprimento da lamina conforme amostrado na figura ao lado. 

4 passo: torce a corda umas 10 vezes e depois coloque o outro laço na lamina inferior conforme a figura ao lado.
5 passo: montando o armador.

O armador é uma corda onde em suas pontas está uma capa de couro. Uma das capas é maior e a outra um pouco menor. A capa menor você coloca na ponta inferior do arco conforme a figura ao lado e precione bem a capa em volta da ponta da lamina.

6 passo: A outra parte (denominada de sela) você coloca por cima da outra lamina. empurre o laço da corda o mais para cima possível e ajuste a sela exatamente um pouco atrás do laço.
7 passo: Assim deveria aparecer o seu arco com o armador.

 

8 passo: envergando as laminas.

com uma mão você segura no centro do arco.

9 passo: Com a outra mão aperte a sela firmemente na lamina do arco.
10 passo: Com um pé você segura a corda do armador enquanto que ao mesmo tempo você eleva o arco para que as laminas se curvem. Com a mão livre você empurra o laço da corda até encaixar na ponta da lamina superior. 
11 passo: Envergue as laminas o suficiente para que o laço da corda alcance o topo da lamina superior. Quando você estiver certo de que o laço está posicionado firmemente, você abaixa o arco de vagar conferindo os laços para evitar que a corda escape da laminas assim podendo danificar o arco.
12 passo: inspeção.

Confere as pontas e se o laço da corda está bem colocado antes de usar o arco.

Para desarmar o arco use o mesmo procedimento só que em ordem contrária.