Make your own free website on Tripod.com
Como atirar com arco asiático Como montar o seu arco recurvo Regras de segurança Voltar para arcos históricos Conhecimentos básico  que nem exercícios, dietas, etc
1. Técnicas de tiro 2. Como segurar o seu arco 3. Como mirar 4. Como puxar e ancorar a corda 5. Como soltar a corda

 

Arco instintivo

 

 

Existem uma grande quantidade de arcos instintivos. existem em base 4 formas diferentes de atirar sem mira:

 

Com que arco devo atirar?

 

 

Ninguém vai poder responder esta pergunta para você. O arco que você escolher vai depender do seu interesse, paixão e por fim bolso. Existem os mais variados tipos de arcos. Eu atiro instintivo com o long bow inglês, com um recurvo tradicional coreano e com um arco recurvo de caça, e não posso dizer qual é melhor.

 

Portanto, antes de falarmos mais sobre o arco nativo vamos dar uma olhada em vários modelos.

 

 

Eu atirando com o meu arco longo. O arco longo é provavelmente a primeira alternativa que se pensa quando se fala em arco instintivo. Pois o arco longo é o mais tradicional de todos, é praticamente uma vara de teixo curvada  por uma corda trançada. Este arco eu mesmo fiz da forma original com as ferramentas originais da época média. O arco tem 60 libras de potência.

 

 

 

 

 

Acima temos o meu arco coreano de 50 polegadas e 50 libras e depois um arco húngaro recurvo para atirar de cima de um cavalo. O arco tradicional coreano é um belíssimo arco e muito gostoso de atirar, ele é feito de tal forma que se pode atirar tanto como destro como canhoto, tanto da forma tradicional européia ou da forma tradicional coreana. Mesmo sendo assim tão pequeno ele tem uma envergadura de 33 polegadas.

O arco recurvo já é um arco mais complexo em sua fabricação que o arco longo. Ele é muito gostoso de atirar, e mesmo tendo 50 libras não se sente a pressão. As flechas voam maravilhosamente e o arco é bem rápido.

 

 

 

Acima temos três exemplos de arcos recurvos tradicionais de caça que variam de 56 a 62 polegadas de comprimento. Estes arcos são muito gostosos de atirar, um pouco mais duros que o arco coreano ou húngaro, ma eles tem a vantagem de possuírem uma janela que possibilita posicionar e alinhar a flecha com a corda. O primeiro e o terceiro arco na foto acima são arcos take down (eles se deixam desmontar) o punho e as laminas são separados. Um take down tem a vantagem que se pode comprar com o tempo laminas mais pesadas, o arco fica menor para transporte e a performance do arco é igual ou na maioria das vezes superior a um arco inteiriço.

 

 

Acima temos um punho da marca Zenit que é muito usado como barebow em competições oficiais. Nesta competições o arqueiro não pode usar mira. Este arco em relação ao outros arcos de competição profissionais, é mais pesado e possui possibilidade de aumentar o peso do punho adicionando pesos extras. Isso é importante para dar maior estabilidade ao arco. Um bom arqueiro pode atirar extraordinariamente bem com tal arco. A modalidade barebow com arco de competição se encontra muito nos campeonatos de field (no mato).

 

 

 

Acima temos um arco típico de caça, neste caso temos um arco da browning que uso na escolinha para iniciantes na modalidade de arco composto. No caso da prática instintiva se atiraria com o arco sem mira e sem rest. Normalmente os arcos de caça são menores em tamanho do que os de competição FITA, pois você tem que andar com ele por entre a mata, eles são reflexos para terem maior potência e você não precisa de tanta precisão que nem nos arcos de competição FITA, já que a maioria da caça se encontra num raio de no máximo 30 a 50 metros, na maioria das vezes ainda mais próximo.

 

 

Links interessantes: